Voz da Póvoa
 
...

O Rio que leva na Onda os resíduos da Lactogal

O Rio que leva na Onda os resíduos da Lactogal

Opinião | 12 Julho 2025

 

São preliminares os resultados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revelados na sexta-feira, 11 de Julho, que apontam para uma ‘alteração significativa’ da qualidade da água do rio Onda, apontando o dedo a descargas da Lactogal SGPS, SA, unidade fabril de Modivas, em Vila do Conde.

 A empresa lamenta o lamentável despejo no rio Onda que deveria estar sujeito a um tratamento adequado antes de ser devolvido ao meio ambiente, mas para quem paga o leite aos produtores a preços de vergonha e aos seus administradores ordenados que nem é bom lembrar, é muito complexo e desafiante a gestão de resíduos orgânicos em Portugal para atingir os lucros tão desejados pelos accionistas que, lá bem no fundo, estão-se a borrifar para o meio ambiente.

O Rio Onda tem transportado gratuitamente este atentado denunciado e pronunciado que levou a APA a desaconselhar desde sexta-feira, banhos nas praias de Angeiras Norte, em Matosinhos, e Labruge, em Vila do Conde. Se o mar assim entender, escolhe a maré para desaconselhar outras praias, quer seja mais a Norte ou a mais a Sul, a corrente o dirá.

Pablo Rios Antão

partilhar Facebook
Banner Publicitário