Voz da Póvoa
 
...

John Ford no Cinema Garrett

John Ford no Cinema Garrett

Opinião | 11 Novembro 2023

 

Domingo quente de Agosto, Cinema Garret, um western – Oh! Os filmes de cowboys no Cinema Garrett, Ilha do Desterro, de Alexabdre Pinheiro Torres – preenchia a 1ª parte da sessão. A Geral, o Galinheiro, cheio de pescadores, jovens na maioria, comentários a propósito das peripécias, Cinema Paraíso avant la letre. O espaço, bancos corridos, disputado como as moscas nas paredes na Rua da Junqueira, Ramalho Ortigão a descrever a Póvoa em As Praias de Portugal. Intervalo para os rebuçados no átrio e o mais, necessário.

Regresso ao Galinheiro, o mais barato e popular. Surpresa, agradável, bancos quase vazios. Recostei-me, prazer antecipado de fruir o filme seguinte de que sabia apenas o nome e nada me dizia: O Vale era verde, How Green was my Valley. Prazer absoluto. País de Gales, aldeia mineira, greve, conflitos sociais. Janelas de casa de família apedrejadas. Por furar a greve? Não me recordo, tenho de o rever, como outros que nunca esqueci. Estará na nossa biblioteca ao cuidado do sabedor Daniel, sala de DVD,s e CD,s? Quem era o realizador? E os actores? Não estava ainda sensibilizado …

Só muito mais tarde percebi que tinha assistido a uma das  obras-prima do mestre J Ford – Chamo-me Ford, John Ford e faço westerns, disse perante a Comissão das Actividades Anti-americanas,  presidida pelo senador de tão triste memória de quem nem quero dizer o nome…

Recorro a Uma história do cinema: “a grande filmagem do género (western) fica a dever-se a Ford que em 1939 realiza Stagecoach (A Cavalgada Heroica). De imediato acolhido como uma obra-prima, o filme conta a história emblemática da viagem de uma diligência ameaçada pelos índios, no cenário emblemático do Monument Valley que, daí em diante, se tornará recorrente. A diligência é expressão de valores (contraditórios e conflituosos) da civilização (?), em contraste com o estado da natureza, livre e selvagem, representado pela ameaça índia.”

Outros filmes, outros westerns de Ford que tive o prazer de ver: My Darling Clementine (A Paixão dos Fortes, 1946), The Searchers (A Desaparecida), The Man Who Shot Liberty Valance (O Homem que Matou Liberty Valance. Outros, que não westerns, que não se esquecem: A Estrada do Tabaco, baseado no livro com o mesmo nome de Erskine Caldwell, Vinhas da Ira também com argumento saído do livro de Stein beck. Todos a revisitar.

Abílio Travessas

partilhar Facebook
Banner Publicitário