Voz da Póvoa
 
...

EM NOME DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DA LIBERDADE INFINITA

EM NOME DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DA LIBERDADE INFINITA

Opinião | 11 Janeiro 2024

 

O que o grupo Global Media pretende fazer aos jornalistas e outros trabalhadores do Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF, "O Jogo" e "Dinheiro Vivo" é simplesmente asqueroso. O grupo mafioso do Galinha, João Paulo Fafe e outros chacais sem nome nem rosto do grande capital e do grande mercado pretende despedir toda a gente e acabar com jornais centenários e uma rádio de referência, que fazem parte da História deste país. Bem sabemos o que grandes senhores mafiosos pretendem: impedir que o povo se informe, cultive e forme opiniões próprias. Ora, sem jornalismo e sem jornalistas livres, aguerridos e independentes isso não é possível. Aliás, até adivinhamos o que é que esses sacanas querem: introduzir a terrível Inteligência Artificial nos jornais e substituir o bom jornalismo pelas "fake-news" e pelo império das redes sociais. George Orwell e Aldous Huxley sempre tinham razão.
No entanto, os jornalistas e os outros trabalhadores revoltaram-se, manifestaram-se nas ruas do Porto e de Lisboa e fizeram greves.
Os jornais são os sucessores da Àgora de Atenas onde os cidadãos discutiam livremente a República e decidiam o presente e o futuro da polis. Não esqueçamos Péricles, Sólon, Sócrates, Platão e Aristóteles. Eu sei-o. Há mais de 25 anos que trabalho no jornal "A Voz da Póvoa" da Póvoa de Varzim, quer como jornalista, quer como cronista, fui também jornalista do "Correio do Minho" e do Jornal Universitário do Porto, colaborador assíduo do "Jornal Fraternizar" do meu querido amigo padre Mário de Oliveira, já desaparecido, sou colaborador militante da "Luta Popular", escrevo para o jornal centenário anarquista "A Batalha", fui colaborador dos jornais "Minho", "Notícias do Minho", "Comércio da Póvoa de Varzim", director do jornal "Referendum" da Faculdade de Letras do Porto, director das publicações "A Rebelião" e "O Clandestino", radialista na Rádio Clube do Minho, na Rádio e Televisão do Minho e na Rádio Activa, com o meu querido amigo Alexandre Praça, fundador da revista literária "Aguasfurtadas", com Rui Lage, Rui Manuel Amaral e Nuno Amaral, entre muitas outras publicações.
Camaradas, amigos, amigas, juntos venceremos. Os capitalistas mafiosos não passarão.

António Pedro Ribeiro
Sociólogo, cronista, poeta, vocalista dos Sereias e muito mais...

partilhar Facebook
Banner Publicitário