Voz da Póvoa
 
...

A Póvoa Começou a Mudar

A Póvoa Começou a Mudar

Opinião | 18 Outubro 2025

 

As eleições autárquicas de 2025 marcaram o início de um novo tempo na vida política do nosso concelho.

A Aliança Poveira nasceu de um verdadeiro sobressalto cívico. Centenas de poveiros juntaram-se por acreditarem que era possível fazer algo diferente pela nossa terra. E no dia 12 de outubro, essa esperança traduziu-se em resultados concretos: vencemos na cidade da Póvoa de Varzim e na vila de Aver-o-Mar, tanto para a Câmara Municipal como para a Assembleia Municipal, e conquistámos, de forma histórica, a Junta de Freguesia de Aver-o-Mar.

A vitória em Aver-o-Mar é muito mais do que simbólica: resulta do trabalho intenso da Ana Rita Sencadas e será uma oportunidade concreta de mostrar, no terreno, a diferença que faz ter uma Junta de Freguesia liderada por gente dinâmica, com ideias frescas. Tal como Bolonha foi, em tempos, para o PCI de Enrico Berlinguer, uma cidade modelo onde os comboios chegavam e partiam a horas, em contraste com o resto de Itália, Aver-o-Mar pode tornar-se a nossa Bolonha, a prova viva de que é possível governar de forma diferente.

Durante a campanha, percebi que a mudança era possível quando, nas ruas da cidade, se ouviam muitas vozes descontentes, gente que votou no PSD toda a vida, que colocava bandeiras do PSD à janela, a assumir que pela primeira vez ia votar na alternativa. Pela primeira vez desde que tenho capacidade de me lembrar de uma disputa eleitoral local, vi janelas com as bandeiras da maior força da oposição.

Reconquistar a confiança das pessoas deu muito trabalho, partimos de uma posição muito difícil no momento em que assumimos este projeto político. A verdade é que muita gente queria mudar, mas duvidava que fosse possível. Hoje, com vitórias na zona urbana do concelho, já não duvida que algo começou. A Póvoa começou a mudar.

Num contexto nacional difícil para o Partido Socialista, este resultado tem ainda mais valor. Tivemos o segundo melhor resultado de sempre na história das autárquicas poveiras, ficando muito perto do recorde de 2009, com uma diferença significativa de conjuntura política. Nas legislativas deste ano, o PS (com o Livre e o PAN) teve 8.510 votos; agora, nas autárquicas, obtivemos 10.641. Um crescimento expressivo, que mostra que os poveiros distinguiram o nosso projeto local do contexto nacional e reconheceram o trabalho feito aqui ao longo dos anos.

O PSD beneficiou ainda de um voto estrutural e da confiança dos eleitores das zonas mais rurais do concelho. É graças a esses eleitores que se mantém na Câmara Municipal, apesar de abandonar algumas dessas freguesias, e do descontentamento e desencanto já ali se fazerem sentir. Contudo, temos de reconhecer, a nossa mensagem ainda não chegou lá e, partindo desse ponto, ouviremos o que as pessoas têm para nos dizer, e trabalharemos para merecer a sua confiança.

Pela segunda vez, o Partido Socialista apresentou uma equipa liderada pelo João Trocado, e desta vez conseguiu ir mais longe. Conseguimos unir mais gente, juntar novos perfis e dar um sinal claro de credibilidade e confiança. E isso fez diferença.
O nosso crescimento não é apenas eleitoral, construímos um verdadeiro movimento cívico, um comboio em marcha, ao qual cada vez mais poveiros se juntam. Gente que acredita que é possível fazer política com bom-senso, com outros protagonistas e com ambição.

Agora começa uma nova etapa. Quatro anos para transformar a confiança em resultados.
E a todos, mesmo aos que ainda duvidam, dizemos o mesmo: há sempre lugar para quem se quiser juntar e trabalhar. A mudança não é de uns contra outros; é de todos os que amam esta terra e querem vê-la melhor.

Gonçalo Angeiras, Membro da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim eleito nas listas do PS, em 2021.

partilhar Facebook
Banner Publicitário