Voz da Póvoa
 
...

50 anos ... quase 50 estórias

50 anos ... quase 50 estórias

Opinião | 15 Junho 2022

 

O livro intitulado “50 anos... quase 50 estórias” foi apresentado no passado dia 28 de Maio no Diana Bar, numa sessão que contou com a presença do Sr. Vice Presidente da Câmara, Luís Diamantino, tendo a apresentação ficado a cargo do Professor Adriano Cerejeira.

A obra resultou de uma experiência inédita de parceria entre gerações de alunos separados por 50 anos na frequência desse espaço afectivo Liceu Nacional da Póvoa de Varzim, hoje, Escola Secundária Eça de Queirós. A iniciativa foi de antigos alunos do ano de 1970 a que aderiram actuais alunos do 12º Ano do Curso de Artes Visuais e 12º do Curso Profissional Técnico de Multimédia.

Os mais velhos, partilharam estórias, poemas ou narrativas, testemunhos vividos de um tempo irrepetível. Estagiando para adultos despediam-se da adolescência, ostentavam certezas absolutas, escondiam muitas inseguranças e desafiavam a cinzentude autoritária daqueles dias. Entretanto, cada um, à sua maneira, percorreu caminhos de descobertas e experiências com fracassos, sucessos, desencontros e encontros até terem atingido a maturidade que lhes fez sobrar disponibilidade para sem stresse convocarem as suas memórias.
 
Os mais novos que conceberam ilustrações especialmente dedicadas a cada um daqueles textos, têm ainda uma vida a percorrer. Quem sabe, daqui a 50 anos, juntarão às suas memórias os testemunhos de gerações posteriores?

Ler este livro, escrito e ilustrado a muitas mãos, é participar numa experiência inédita de colaboração intergeracional e tornar mais rico o património colectivo da memória.
 
João Sousa Lima

partilhar Facebook
Banner Publicitário