Voz da Póvoa
 
...

Vacina Pode Chagar em Janeiro

Vacina Pode Chagar em Janeiro

Nacional | 18 Novembro 2020

Neste momento há 11 vacinas a serem testadas em humanos com resultados muito positivos. A conferência de imprensa, que contou com a Ministra da Saúde, serviu para actualizar, esta quarta-feira o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia há a registar 3.632 vítimas mortais por causa da COVID-19. O Norte concentra mais de 54% dos 5.891 novos casos.

Em relação a uma possível vacina, Marta Temido fez questão de explicar que a União Europeia tem vindo a desenvolver um processo específico para assegurar que a população terá "acesso a vacinas seguras, eficazes, em tempo igual para todos os países e em condições de acesso, em termos de preço, que sejam comportáveis".

A ministra da Saúde foi mais longe e esclareceu que, “de acordo com os calendários de distribuição que existem neste momento, há a possibilidade de uma das primeiras vacinas estar calendarizada para chegar em janeiro".

Marta Temido reconhece que o país tem que estar preparado para assegurar o armazenamento, distribuição e a administração das vacinas. Segundo a ministra está em andamento a preparação de um plano de vacinação, armazenamento e distribuição pelo país, mas também a definição dos profissionais que vão administrar a vacinação. O planeamento e estratégia de saúde pública poderá ser apresentado nos primeiros dias de Dezembro.

partilhar Facebook
631/marta-temido_1.jpg
631/Marta_Temido.jpg
Banner Publicitário