Voz da Póvoa
 
...

Sindicato Critica Limites Diários para Captura de Sardinha

Sindicato Critica Limites Diários para Captura de Sardinha

Nacional | 12 Junho 2020

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro vem em comunicado demonstrar o seu descontentamento, sobre o despacho nº 11/DG/2020, que reduz os limites diários para a captura da Sardinha.

Segundo os representantes dos pescadores, este despacho, “vem mais uma vez demonstrar que o governo, desvaloriza e ignora os sacrifícios feitos pelos pescadores, mantendo-os numa indesejável situação de incerteza, quanto ao seu futuro imediato”.

E acrescenta: “O setor da pesca, em geral e, neste caso particular, a pesca da sardinha, tem uma grande importância para a situação sócio económica das populações e comunidades ribeirinhas, que dependem fortemente deste subsector e das empresas que exercem a sua actividade especificamente dirigida a este recurso, assim contribuindo para o desenvolvimento local e regional, para o emprego e para a manutenção de outras actividades e de numerosos postos de trabalho”.

Para o STC, numa perspectiva de apoio ao desenvolvimento e sustentabilidade da pesca de cerco, competirá ao governo, promover e desenvolver campanhas de sensibilização às populações a promover o consumo de pescado da nossa frota.

“Não é aceitável que continuemos reféns das importações de sardinha, quando temos matéria-prima em quantidade e qualidade, suficiente para o consumo e para a nossa indústria conserveira, nem tão pouco é aceitável que, embora tenhamos a maior zona económica exclusiva da UE, o saldo da balança comercial de pescado seja negativo em mais de mil milhões de euros”.

E aponta medidas:

É importante valorizar a produção nacional!

É urgente inverter este caminho e garantir a nossa soberania alimentar!

Não aceitamos esta decisão, pois põe em causa o futuro deste e de outros subsectores que dependem da pesca, tais como, as empresas de transformação, de congelação e da restauração, entre outras.

partilhar Facebook
Banner Publicitário