Voz da Póvoa
 
...

PSP: Agente Poveiro Homenageado pelo Combate à Violência Doméstica

PSP: Agente Poveiro Homenageado pelo Combate à Violência Doméstica

Nacional | 15 Junho 2023

 

Decorreu ontem no Comando Metropolitano da PSP do Porto uma cerimónia de reconhecimento pelo excecional serviço desempenhado pelos elementos policiais daquele efetivo. Dois dos homenageados são poveiros e foram destacados pela extraordinária ação no combate è violência doméstica.

Em comunicado a PSP destaca a "forma como o Chefe Hélder Fernandes a acompanhou e auxiliou uma vítima de violência doméstica em momentos de desespero e, que juntamente com a sua equipa na Divisão Investigação Criminal, 6 esquadra Matosinhos brigada de investigação criminal à violência doméstica continuam a fazer dezenas de detenções, a colaborar proactivamente com o Ministério Público e a ajudar um grande número de vítimas."

Numa carta dirigida à PSP e já anteriormente tornada pública nas redes sociais e que se tornou viral a vítima refere "O Chefe Hélder é a definição absoluta do que se espera de um polícia. Calmo, informado, ponderado, empático, esclarecedor e com a extraordinária capacidade de nunca julgar, de nunca olhar com pena, de não cair no erro de desvalorizar um pormenor que fosse. O chefe Hélder ouviu-me quando mais ninguém teve capacidade de o fazer. Vou agradecer-lhe a vida toda porque sem saber salvou a minha vida. Resgatou-me do poço do medo da denúncia e não mais me calei.

É gente desta que dignifica a farda, o país, a instituição e que deveria orgulhar uma nação.

Salvou-me antes de dar os dois passos que faltavam para o abismo. Deu o maior abraço do mundo à minha filha, ouviu-a, acalmou-a como ninguém tinha conseguido! Sim há um agente que ouve as dores de quem com 6 anos procura nos heróis de carne e osso a salvação para os seus medos!

As palavras nunca serão suficientes, as minhas não mas talvez a vossa partilha lhe traga o eco de um país que deveria aplaudir quem como ele veste a farda com tudo o que jurou fazer cumprir.

Obrigada.

O outro herói é o agente Sousa do NIC de Vila do Conde. Eficácia, tato, capacidade de escuta e respeito total pela minha condição. Extraordinário trabalho humano e criminal. Hoje vencemos os 3. Agora é deixar que este exemplo voe, que o país os veja, que outras vitimas tenham coragem de denunciar. Obrigada aos dois"


A distinção é repartida com o agente José Sousa da esquadra da PSP das Caxinas que colaborou também na investigação do processo em causa.

A PSP adianta que foram 139 reconhecimentos dos cidadãos a elogiar a atitude ou a ação dos elementos policiais no âmbito profissional recebidos durante o ano de 2022 em todas as Unidades ou Subunidades Policiais do Comando Metropolitano do Porto sendo neste âmbito atribuído aos agentes em causa o reconhecimento merecido.

Numa distinção que orgulha todos os poveiros e as forças de segurança importa reconhecer mais uma vez o trabalho dos órgãos de polícia criminal neste que é cada vez mais um flagelo nacional e os números falam por si.

Ao Chefe Hélder e a todos os que diariamente continuam a salvar vidas, obrigado.

partilhar Facebook
2230/2023-06-14_at_18.41.50.jpeg
2230/2023-06-14_at_18.41.50_(1).jpeg
2230/2023-06-14_at_18.41.50_(2).jpeg
Banner Publicitário