Voz da Póvoa
 
...

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa Cria Concurso literário Internacional

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa Cria Concurso literário Internacional

Nacional | 31 Outubro 2020

Celebra-se esta terça-feira o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data no ano passado, mas desde 2009 que foi instituído o dia 5 de Maio, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para comemorar o dia 5 de Maio e anualmente para o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa.

Para além de imensas iniciativas agendadas para comemorar a data, serão difundidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

 O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser assinalado também com o lançamento de um concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesa espalhados pelo mundo.

Podem concorrer todos os alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas, nos vários lugares do mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e em universidades com Centros de Língua Portuguesa.

Anualmente os alunos de português serão convidados a escrever os "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa", uma iniciativa do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL). Os contos inéditos poderão estender-se de uma a três páginas.
Estão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos, explicam os promotores do concurso, em comunicado enviado à agência Lusa.

Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a o5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

"Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em cinco continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros", destaca o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, pode ler-se no comunicado.

 

partilhar Facebook
308/livros-livraria.jpg
308/Livro_1.jpg
308/LIVROS.jpg
Banner Publicitário