Voz da Póvoa
 
...

LIPOR Responsável e Transparente Publica Relatório Integrado 2022

LIPOR Responsável e Transparente Publica Relatório Integrado 2022

Nacional | 7 Junho 2023

 

O Dia Mundial do Ambiente serviu o propósito da LIPOR para a publicação do Relatório Integrado 2022, documento que espelha o compromisso do mais alto órgão de governança da Organização em termos de responsabilidade e transparência para com todas as suas Partes Interessadas, sendo-lhes especialmente dirigido.

O Relatório contém as informações financeiras e de sustentabilidade referentes ao ano de 2022, “sendo o 4.º ano que o fazemos como Relatório Integrado, e apresenta a estratégia e o desempenho da LIPOR nas dimensões ESG – Environmental, Social and Governance, sustentadas pelos drivers da nossa Agenda de Sustentabilidade, numa perspetiva dinâmica e evolutiva, tendo em vista a criação e partilha de valor sustentável”.

No ano de 2022, “a LIPOR valorizou 534.557 toneladas de resíduos urbanos e converteu mais de 14ha, totalizando 187ha de áreas de baixo valor convertidas em alto valor em biodiversidade. Com 43 projetos de inovação em curso, obteve 4 propostas internacionais aprovadas para desenvolver projetos no estrangeiro”.

E acrescenta: “Além disso, investiu 1.847.166,33 euros na comunidade, desenvolveu em média 47,64 horas de formação por colaborador e concluiu o ano de 2022 com um resultado líquido positivo de cerca de 4 milhões de euros, 8,6% acima do registado em 2021, que será reinvestido para desenvolvimento de vários projetos”.

Em linha com as melhores e as mais recentes práticas de relato, “o Relatório Integrado 2022 foi preparado de acordo com as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC) e da Global Reporting Initiative (GRI), versão GRI Standards: opção “em referência às normas GRI”.

As demonstrações financeiras apresentadas “foram preparadas de acordo com as disposições das Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS), conforme adotadas na União Europeia”.

De modo a garantir a fiabilidade e a veracidade dos dados apresentados, “a informação de Sustentabilidade contida no Relatório Integrado 2022 da LIPOR foi devidamente sujeita a verificação externa independente, para um nível de garantia limitada de fiabilidade, pela PricewaterhouseCoopers & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda, tendo sido enviado ao Conselho de Administração a Declaração de Verificação Externa e a Licença da Norma A1000AP (2018)”.

Para José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração, “a LIPOR faz parte do grupo avançado de Organizações Europeias de gestão de resíduos que, todos os dias, passo a passo, investimento a investimento, estudo a estudo, debate a debate, está a atingir o objetivo Zero Aterro, o que é motivo de orgulho nacional!"

partilhar Facebook
Banner Publicitário