A Juventude Comunista Portuguesa vem em comunicado alertar para “as notícias que têm vindo a público sobre a possibilidade do Governo incluir no Orçamento do Estado de 2025 o descongelamento das propinas de licenciatura, confirmam que a juventude e, em particular, os estudantes não podem contar com este Governo”.
E acrescenta que, “nas mesmas semanas em que vemos o flagelo de milhares de estudantes deslocados não conseguirem encontrar um quarto para dormir devido à falta de alojamento público e aos elevados preços dos quartos, o Governo PSD/CDS faz questão de contribuir para o aprofundamento de dificuldades, com o aumento dos custos de frequência, colocando a possibilidade de descongelamento das propinas”.
Para os jovens comunista, “aumentar as propinas - é disso que se trata - servirá apenas para afastar os filhos dos trabalhadores e do povo do Ensino Superior e acelerar o processo de elitização e privatização do Ensino Superior”.
Deste Executivo, “como todos os dias vemos na deterioração imposta ao SNS, ao acesso à Habitação, ao Trabalho e aos demais direitos constitucionalmente consagrados, não se podem esperar as soluções que respondam às reivindicações da juventude”.
A JCP e o PCP reiteram “a necessidade do fim das propinas, taxas e emolumentos visando garantir a todos os jovens o acesso, em igualdade, aos mais elevados graus de ensino por um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade”.
E conclui que, “para derrotar os objectivos do Governo PSD/CDS, a JCP apela ao desenvolvimento da luta e à unidade dos estudantes, em torno da gratuitidade do Ensino, em defesa do Ensino Superior de Abril”.
Foto: JCP