Estoril Sol apoia novos escritores portugueses com 18ª edição do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís
Está aberto, até 31 de maio, o concurso para atribuição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís que, este ano, realiza a sua 18ª edição. Instituída pela Estoril Sol, esta iniciativa de relevância cultural constitui, assim, uma oportunidade a não perder para todos os candidatos a escritores. O júri será presidido por Guilherme D ‘Oliveira Martins.
Com o intuito de facilitar o aparecimento de novos valores, o júri aboliu, desde 2016, a cláusula que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, o que permitiu agilizar o Regulamento do Prémio. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.
Recorde-se que, a obra vencedora do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em 2024, foi “O Processo”, de Dulce de Souza Gonçalves. O júri considerou que este romance “é centrado na memória histórica dos últimos anos da resistência à ditadura portuguesa e, ao mesmo tempo, de projeção dos traços culturais que asseguraram algumas das suas referências emblemáticas, nomeadamente as relacionadas com o fenómeno da emigração portuguesa para França, sobretudo durante os anos sessenta. Nesse quadro irá evoluir a descrição de momentos (culturais e políticos) particularmente relevantes da comunidade lusa como, por exemplo, o fenómeno do Maio 68 em França, com as suas rebeldias poéticas e insubmissões criativas, e o da Capela do Rato em Portugal em dezembro de 1972”.
O Júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Ana Paula Laborinho, Liberto Cruz e José Carlos de Vasconcelos, convidados a título individual e, ainda, Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.
Com o valor pecuniário de 10 mil euros, a 18ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol, desde o início deste projecto.
fOTO: ES