
GAZA
Os idosos em Gaza estão a sofrer uma crise de saúde física e mental, negligenciada devido ao bloqueio contínuo de auxílio e medicamentos essenciais por parte de Israel e à recente proibição da presença de organizações humanitárias no terreno, revelou uma nova pesquisa da HelpAge International e da Amnistia Internacional. A grave escassez de alimentos nutritivos, medicamentos e abrigo contribui para condições desumanas.
VENEZUELA
O controlo sobre os recursos e o poder geopolítico na região foram os principais motivos do ataque de 3 de janeiro. Desde então, Trump reivindicou autoridade para dirigir a política na Venezuela, mesmo com a presidente interina Delcy Rodríguez a manter uma retórica desafiadora enquanto coopera efetivamente com os EUA. Entretanto, os crimes contra a humanidade perpetrados pelo governo Maduro contra o povo venezuelano continuam sem justiça ou garantias de não repetição, alertou a Amnistia Internacional.
ISRAEL
Os membros do Knesset (parlamento) israelita devem votar contra uma série de projetos de lei que introduzem emendas controversas que permitiriam aos tribunais israelitas expandir o uso de sentenças de morte com aplicação discriminatória contra palestinianos, afirmou a Amnistia Internacional, antes da votação prevista de um dos principais projetos de lei pelo Comité de Segurança Nacional do Knesset.
PORTUGAL
A Amnistia Internacional – Portugal e outras dez das instituições de solidariedade social mais reconhecidas do país juntaram-se para sensibilizar os contribuintes portugueses a consignar 1% do seu IRS. A iniciativa, denominada “Assino de Cruz. Sem custos para si com vantagem para todos” teve início a 22 de janeiro, incentivando os contribuintes a consignarem o seu IRS de forma simples e sem custos, num gesto que tem um impacto significativo para as instituições.
EUA
Em vez de apoiar uma eliminação rápida e justa dos combustíveis fósseis, o presidente dos EUA, Donald Trump, está a atacar de forma imprudente os esforços globais para combater as alterações climáticas. A administração Trump desmantelou os esforços domésticos de ação climática e envolveu-se numa reversão, sem precedentes, das regulamentações que protegem as pessoas nos EUA da poluição por combustíveis fósseis e das alterações climáticas.
Amnistia Internacional Portugal
06 de fevereiro de 2026
"Copyright: Muhammad Sabah, B’Tselem”.