Voz da Póvoa
 
...

DECO sensibiliza para a redução da sua fatura de energia

DECO sensibiliza para a redução da sua fatura de energia

Nacional | 16 Abril 2021

O projeto europeu HARP conta com a ADENE e a DECO em Portugal, com financiamento europeu do Programa Horizonte 2020. O projeto HARP resulta de uma análise do contexto europeu onde se constatou que 60% dos sistemas de aquecimento são ineficientes, ou seja, têm mais de 15 anos e classe energética C ou inferior.
 
Este projeto visa responder a uma das maiores prioridades da União Europeia, ou seja, apelar aos consumidores a substituição de equipamentos de aquecimento mais antigos e ineficientes por alternativas mais eficientes, e quando é possível, no recurso a energias renováveis.
 
O HARP é a sigla de Heating Appliances Retrofit Planning, que significa em Português, Planeamento da Substituição de Equipamentos de Aquecimento. O projeto visa apoiar profissionais do setor do aquecimento e os consumidores em geral, através da identificação da eficiência energética dos seus atuais equipamentos de aquecimento e das oportunidades de poupança ao trocar por uma solução mais eficiente a nível energético.
 
Na falta de informação disponível e percetível, juntamente com os mitos sobre aquecimento eficiente, são obstáculos frequentes na desinformação junto dos consumidores na altura da tomada de decisão na substituição do seu equipamento de aquecimento. Como tal, este projeto pretende ajudar os consumidores a aceder a informação útil sobre esta temática, apoiando assim o processo de troca dos respetivos equipamentos.

Na utilização da ferramenta online do HARP este determina a eficiência do atual equipamento, através da etiqueta energética. Desta forma, será mais fácil identificar a solução mais adequada para cada situação.
 
Os consumidores só ficam a ganhar com esta mudança, porque para além da redução na fatura de energia nas suas casas podem ter outros co-benefícios que são importantes neste sentido, sendo eles: a redução do impacte ambiental, a valorização do imóvel, a melhoria na qualidade do ar, o conforto térmico, a independência em relação aos preços da energia, a melhoria estética, a facilidade de utilização e por último o ganho na área útil.

Com isto pretendemos que os nossos consumidores estejam informados das alternativas que existem atualmente.

Para mais esclarecimentos sobre o projeto HARP e acesso a conteúdo informativo, convidamo-lo a visitar o site www.aquecimentoeficiente.adene.pt .

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário