Voz da Póvoa
 
...

Como aquecer adequadamente a minha casa nesta altura do ano?

Como aquecer adequadamente a minha casa nesta altura do ano?

Nacional | 19 Abril 2021

A DECO conhece bem as dificuldades dos consumidores portugueses em manter uma temperatura agradável em casa e conseguir pagar as faturas de energia. A pobreza energética atinge cerca de 10% da população da UE e resulta da combinação de três fatores: rendimentos baixos, faturas de energia elevadas e edifícios ineficientes.
 
Se a casa estiver muito fria e húmida, as paredes podem desenvolver mofo, o que pode afetar negativamente a sua saúde. Por isso, deixamos algumas dicas para controlar a temperatura do espaço e, ao mesmo tempo, controlar os gastos em eletricidade:

A maneira mais fácil de economizar energia no aquecimento é manter o interior à temperatura recomendada: 21ºC durante o dia e 15-18ºC à noite. Porém no Inverno tal é muito difícil. A solução mais comum será ligar o aquecimento, o que significa gastar mais energia, mas ao diminuir 1ºC poderá reduzir o consumo de energia em 6-7%.

Ligue o aquecimento apenas quando precisa dele, para que o ambiente fique agradavelmente quente. Tenha atenção que ao ligar o termóstato em temperaturas mais altas no início não significa que consiga aquecer a sala mais rapidamente, apenas gastará mais energia e dinheiro.

O radiador e o termóstato do aquecedor devem estar sempre desobstruídos. Não é boa estratégia “escondê-los” atrás de cortinas ou móveis, já que o calor ficará como que bloqueado e o ambiente não aquecerá adequadamente.

A regra é apenas para reduzir o aquecimento, pois se desligar totalmente, a casa esfriará rapidamente, o que levará ao superaquecimento para atingir uma temperatura favorável. Reduza a temperatura, mas não abaixo de 15 graus, caso contrário o ar fica muito húmido.

No Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO poderemos analisar detalhadamente o seu problema, ajuda-lo a gerir melhor o seu consumo de energia e informa-lo, inclusivamente, sobre medidas de apoio a que poderá recorrer. Agenda uma sessão de aconselhamento com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO, uma atividade do projeto – STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) financiado pelo programa H2020 da UE) através do nº de telefone: 223391960 ou envio um email para energia@deco.pt

partilhar Facebook
Banner Publicitário