O poveiro e ex-deputado do PSD na Assembleia da República, Afonso Oliveira, assumiu no dia 1 de Setembro, a presidência do novo Conselho de Administração da Docapesca - Portos e Lotas, S.A., que conta também com Isabel Esteves e Márcia Passos, como vogais, anunciou em comunicado a entidade.
Na nota enviada pela Docapesca pode ler-se que Afonso Oliveira para além da “experiência em funções de gestão, tanto em sectores públicos, como privados, tem um vasto conhecimento no que diz respeito ao processo legislativo e conhece bem as realidades locais das comunidades piscatórias”.
Já Isabel Esteves ficará responsável pela pasta das Finanças, “tem uma longa experiência na área financeira, jurídica e administrativa, em diferentes entidades do setor público, tendo sido responsável financeira na Direção-Geral de Política do Mar”, enquanto Márcia Passos que fez carreira profissional no setor privado é “especializada em Direito Comercial e Civil, áreas a que também se dedicou em diferentes instituições académicas”, será responsável pela área do Direito.
A Docapesca, que gere a venda de pescado na Póvoa de Varzim e em mais 16 portos no continente, é uma empresa que pertence ao Sector Empresarial do Estado. As suas responsabilidades aumentaram a partir de 2014, com o assumir de funções de autoridade portuária nos portos de pesca e nas marinas de recreio que estão sob a sua jurisdição. É gerida com receitas próprias sem transferência do Orçamento de Estado.
Foto: AVP