Voz da Póvoa
 
...

Workshop da Camisola Poveira Reúne Meia Centena de Interessados

Workshop da Camisola Poveira Reúne Meia Centena de Interessados

Local | 31 Janeiro 2022

A Camisola Poveira continua o seu caminho depois de uma primeira vez há 150 anos. A sua rica história e tradição abriu as portas à criação do Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira que, ainda, no sábado acolheu um workshop prático da tradicional Camisola.

Enquadrada num projecto inclusivo de Erasmus +, a iniciativa “Camisola Poveira – Evolução Histórica e Experimentação Prática” visou a divulgação de técnicas artesanais e caraterísticas históricas da mesma. Ao workshop juntou-se uma apresentação teórica sobre a evolução desta peça de património cultural da Póvoa de Varzim, conduzida pela Diretora do Museu Municipal, Deolinda Carneiro.

Que também marcou presença foi o Vice-Presidente da Câmara Municipal, que destacou a importância de “unir os costumes da Póvoa de Varzim em torno de peças que são produzidas no concelho, pelas nossas gentes, e que refletem a nossa História”. Para Luís Diamantino “uma casa sem gente é um apenas um objecto, mas uma casa com pessoas passa a ser um lar. O mesmo acontece com a Camisola Poveira, que exposta numa vitrine é só uma camisola, mas quando alguém a veste, toda a comunidade poveira está ali representada.”

O Município da Póvoa de Varzim tem vindo a apostar na consolidação de uma marca identitária da Póvoa de Varzim, “acções como estas são importantes na defesa das nossas raízes e tradições, mas também dos nossos produtores e artesãs locais”.

partilhar Facebook
1227/Camisola_POV_1.jpg
14/Camisola_Poveira_00.jpg
Banner Publicitário