O Lions Clube da Póvoa de Varzim promoveu, no dia 22 de Fevereiro, as I Jornadas Viver com Dignidade, com o tema “Cuidar de quem cuida”. Este evento teve como propósito contribuir para o aumento da qualidade de vida e bem-estar da população dependente e dos seus cuidadores.
Na sessão de abertura, o Presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, Miguel Matos, sublinhou a pertinência do tema e agradeceu aos oradores terem aceitado o desafio de partilhar com a plateia, composta por cuidadores formais e informais, técnicos de Acção Social, médicos, enfermeiros, auxiliares de acção médica, entre outros, os seus conhecimentos e os projetos em voga.
No mesmo sentido, a Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, salientou a importância do debate de um tema que afecta cada vez mais famílias e para o qual urge uma resposta da sociedade, por forma a não sobrecarregar as famílias e os cuidadores, que na maioria dos casos são pessoas que trabalham e têm de conjugar os seus empregos com a assistência a um pai/mãe que necessita de cuidados por 24 horas.
A sessão da manhã contou com a apresentação do programa “Estou Aqui Adultos”, pelo Comandante da Esquadra da Póvoa de Varzim, Comissario Tiago Jacinto, seguindo-se do tema “Estatuto Cuidador Informal” por Conceição Pedro, representante da Segurança Social local e Sofia Tavares, da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A manhã conclui-se com a apresentação de Filipe Sousa, advogado, sobre “Processo Maior Acompanhado”.
Da parte da tarde foram apresentados os projetos i-Support-Portugal – programa digital de apoio e formação para cuidadores informais de pessoas com demência, por Soraia Teles – do Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar; e “Póvoa Promove Afetos em Casa”, por Diana Faria e Catarina Silva, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Houve ainda espaço para a apresentação do tema “Desafios na alimentação em doentes dependentes”, por Adriana Vasconcelos e Luísa Barreto. A sessão foi enriquecida com um testemunho na primeira pessoa de Francisco Fortes, um cuidador informal de 86 anos que cuida há́ vários anos da sua esposa, a D. Josefina.
A sessão terminou com o discurso do Governador dos Clubes Lions do Distrito Múltiplo Centro Norte, DG Manuel Ferreira, que felicitou o Clube pela iniciativa e homenageou o MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), entidade acolhedora do evento, com o seu Galhardete de Governador.
Fotos: LCP