Voz da Póvoa
 
...

Vidas em Transição se Agirmos pela Mudança

Vidas em Transição se Agirmos pela Mudança

Local | 23 Julho 2024

 

A biblioteca de praia Diana Bar foi o cenário escolhido para o lançamento da campanha “Vidas em transição. Junte-se à mudança!”. A iniciativa que contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, Sara Rocha do Centro do Clima, e do jornalista Abel Coentrão, resulta de um projecto financiado pela Fundação Cultural da União Europeia, desenvolvido pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim e pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, com a participação do grupo de cidadãos do movimento Póvoa em Transição, que tem um papel activo na criação da campanha “Vidas em Transição”.

Sensibilizar as pessoas para estilos de vida mais sustentáveis respondendo ao problema das alterações climáticas, no sentido de reverter as visíveis e inegáveis mudanças que a industrialização trouxe a um mundo cada vez mais doente.

Na sessão foi apresentada a publicação “Vidas em Transição – 12 Histórias de pessoas inspiradoras para uma maior sustentabilidade na Póvoa de Varzim”. Os protagonistas das histórias, fotografados por Helena Flores, são pessoas normais que por formas diversas, se esforçam por implementar actos diários de mudança, provando que a mesma pode ser feita do local para o global. Foram momentos de ouvir histórias inspiradoras de pessoas que residem e vivem no concelho, cada um no seu estado de alma, a contar as opções de vida e de atitude que sendo um grão de areia, juntos poderemos ser uma praia e contribuir para a transição ecológica na Póvoa de Varzim. 

Abel Coentrão, ainda antes de participar e colaborar na iniciativa, deixou estas palavras escritas: “Sou dos que acredita que a crise civilizacional e ambiental que vivemos só se resolverá com concertação internacional alargada, políticas públicas e investimentos privados robustos. Mas, não descreio da importância das acções individuais, enquanto catalisadoras da mudança nos círculos próximos de cada um de nós. Não conseguimos mudar o mundo, mas podemos começar por melhorar o "nosso" mundo, numa série de gestos ao nosso alcance. Ciente do papel do jornalismo na divulgação de percursos alternativos aos que nos trouxeram até aqui, nos últimos meses, colaborei, editorialmente, com o Centro do Clima num projecto que inclui 12 histórias de pessoas como eu e tu, que no seu quotidiano pessoal, empresarial ou outro, estão a contribuir para a Transição (assim em maiúsculas, para caber na palavra tudo o que lhe quero pôr dentro).” Falta dizer que a plateia que preencheu o antigo café Diana Bar, agora biblioteca, não só levantou questões como participou com as suas histórias. 

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário