Voz da Póvoa
 
...

Via Circular da Póvoa de Varzim Já não É só Promessa

Via Circular da Póvoa de Varzim Já não É só Promessa

Local | 4 Novembro 2024

 

Depois de ter emperrado durante muitos anos na rotunda à entrada da cidade, está agora completa a Via Circular da Póvoa de Varzim (Via B), graças a um maior impulso dado pelo actual executivo municipal. A inauguração e abertura ao trânsito do último troço de cerca de 1 quilómetro na zona de Aver-o-Mar e que obrigou à construção de um viaduto, aconteceu no sábado ao final da manhã. Os automobilistas que pretendem outros destinos já não precisam atravessar a cidade pela nacional 13.
 
“Decidi colocar na placa uma pequena frase que traduz o sentimento que nos vai na alma nesta altura – Muitos sonharam, alguns colaboraram, poucos tentaram impedir, nós concluímos. Este executivo do qual tenho a honra de fazer parte desde 1989 tem efectivamente transfigurado a Póvoa de Varzim porque assume compromissos com os poveiros e executa-os”, foram as primeiras palavras do presidente da Câmara Municipal na hora de descerrar a placa.
 
Porque nenhuma obra pública está concluída, Aires Pereira anunciou a abertura de um concurso já aprovado em Reunião de Câmara e que “vai permitir a construção de uma via de ligação à rua das Sencadas em Aver-o-Mar, mais uma via de ligação para quem vem da A28 e pretenda dirigir-se a Norte, o possa fazer sem passar pela rotunda oval, e uma ligeira correcção na própria rotunda para criarmos mais uma faixa interior por forma a facilitar a circulação”.

Num estudo recentemente divulgado, a Póvoa de Varzim em toda a área metropolitana do Porto é aquela que regista maior número de viaturas. “Quer isto dizer que o fluxo de tráfego que hoje temos não tem nada a ver com aquele que era há 5 ou 6 anos atrás e, temos que ter sempre a capacidade de nos irmos adaptando e fazer as correções que são necessárias”. Aires Pereira acredita que cada um de nós tem a noção exacta do que são horas de ponta: “as nossas horas de ponta são à hora da escola ao fim do dia em que ficamos parados alguns minutos numa fila à espera da nossa vez e toda a gente acha que já esteve ali uma eternidade. Convido aqueles que só moram na sua rua, a um dia destes tentarem ir ao Porto ou a Braga e verem que a hora de ponta se estende pelo dia todo. Na Póvoa de Varzim ainda se vive momentos de tranquilidade, mas que naturalmente tem horas de tráfego intenso, não havendo infraestruturas que consigam resistir a essa realidade”.

O Edil desejou a todos os presentes que “continuemos a preparar o futuro porque é lá que nós pretendemos passar os próximos tempos. E aos automobilistas, somos todos que aqui estamos, queria desejar um bom uso desta nova infraestrutura”.

Esta obra também permitiu transferir o estaleiro de Barreiros para um terreno adquirido pela autarquia junto ao viaduto. Este estaleiro serve o abastecimento às freguesias das obras executadas pela Câmara Municipal.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário