Voz da Póvoa
 
...

União entre a Autarquia e Empresas Poveiras para Activar Economia

União entre a Autarquia e Empresas Poveiras para Activar Economia

Local | 29 Novembro 2020

As apertadas regras de combate à pandemia não significam paralisação. Por isso a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim promoveu a primeira sessão no âmbito da nova série “Póvoa Talks”, que contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas, na tarde de sábado, 28 de Novembro, na videoconferência e-commerce: Uma "Vacina" contra o COVID.

Não é novidade para ninguém, que a pandemia tem tido um impacto muito negativo nas empresas, tendo Aires Pereira durante a conferência referido que “é necessário fazer um esforço para não desistir e nos readaptarmos e para nos readaptarmos precisamos de ajuda. A Câmara está e estará sempre presente para apoiar as nossas empresas a encontrar novos caminhos e um dos caminhos mais viáveis é o da digitalização”.

Para que os passos a dar sejam seguros, é preciso compreender a situação das empresas. Foi nesse sentido que o Professor Doutor Joel Barros Fernandes, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, realizou e apresentou um estudo, onde concluiu que apenas 4% das empresas poveiras conseguiram migrar os seus modelos de negócio para o mundo digital, em tempo de pandemia. Nesse sentido o professor não tem duvidas: “Temos que chegar às micro empresas e também aos empresários em nome individual. É preciso criar ma espécie de cooperativa, em que faz sentido entregar alguma coisa e seguramente com isso nos iremos diferenciar”.

 Por essa razão, Aires Pereira anunciou que o Município já se encontra a trabalhar, com uma empresa local, o desenvolvimento de um Marketplace. Ou seja, a criação de uma plataforma online exclusivamente dedicada à dinamização, publicitação e venda de produtos e serviços locais à distância, de forma prática, simples e sem custos acrescidos para os empresários.

“Com a criação de condições para o funcionamento em rede, estaremos a permitir que as empresas que não tenham dimensão para desenvolverem a sua própria plataforma, adiram a esta como meio agregador dos diversos negócios locais. No fundo, o nosso Marketplace vai ser um instrumento para a Póvoa e para os empresários poveiros poderem promover o seu negócio à escala global e a qualquer hora”, concluiu Aires Pereira, na primeira de outras sessões que a autarquia pretende realizar.

 

partilhar Facebook
636/conferencia_2.jpg
636/Conferencia_1.jpg
636/Coesao_Social.jpg
Banner Publicitário