Voz da Póvoa
 
...

Uma Semana para Mobilizar a Mobilidade Sustentável

Uma Semana para Mobilizar a Mobilidade Sustentável

Local | 15 Setembro 2022

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o lugar escolhido para a apresentação, na Terça-feira, dia 13 de Setembro, da Semana Europeia da Mobilidade na Póvoa de Varzim. A iniciativa, à qual a Câmara Municipal se associa, irá decorrer entre os dias 16 e 22 de Setembro, com um convite à mobilização dos poveiros para um rol de actividades espalhadas por todo o concelho. O principal objectivo passa por sensibilizar a população e promover comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável tão necessário num planeta cada vez mais torturado pelo nosso egoísmo.

Na apresentação estiveram o Vereador da Mobilidade, Luís Ramos, e a Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, que explicou o objectivo do tema deste ano ‘Combina e Move-te’, no sentido de “facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular”.

Luís Ramos apresentou o programa que arranca na quinta-feira, 15 de Setembro, com a inauguração do projecto Xeque-Bike, na Escola Secundária Rocha Peixoto, às 17h00, com a assinatura de protocolo que titula a doação deste equipamento e mobiliário urbano a esta entidade de ensino.

O projecto Xeque-Bike foi o grande vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021. O projecto propunha a instalação de um abrigo e reparação de bicicletas na escola e a aquisição de equipamentos de xadrez para a sala de convívio dos alunos.

As acções-chave com as quais o Município pretende mobilizar e consciencializar a comunidade poveira: o Projecto Xeque-Bike do Orçamento Participativo Jovem; de 16 a 22 de Setembro, o Concurso “Combina e Move-te!”; no dia 16 de Setembro, Sessão do Projecto “É Bom Pedalar Aqui!”, que foi apresentado na inauguração da requalificação da Escola das Machuqueiras em Laúndos; dia 17 de Setembro, a Feira da Mobilidade; dia 18 de Setembro, um Passeio de Bicicleta pelas ciclovias, uma Caminhada pela Mobilidade Verde em cada uma das nossas freguesias pelos passadiços e Ecovias; dia 19 de Setembro, Jogo do Passo-Minuto versus Automóvel, com partida às 8h00, Igreja de Terroso e Igreja de Aguçadoura de bicicleta e de carro eléctrico (conta o tempo de estacionamento em lugar legalmente autorizado) até à Praça do Almada, e de Montgeron e Mariadeira – Praça do Almada, a Pé, de bicicleta e de carro eléctrico; entre os dias 19 e 23 de Setembro, projecto “É Bom Pedalar Aqui!”; dia 20 de Setembro, a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, e a 22 de Setembro, último dia, o desafio “Vem para a Escola de Bicicleta”.

O principal apelo lançado pelo Município, segundo o vereador Luís Ramos, passa por sensibilizar as pessoas “para na sua vida normal, na actividade diária, nos seus movimentos pendulares, utilizem diferentes modos de transporte, que não seja o automóvel individual e particular”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário