Voz da Póvoa
 
...

Uma Feira Limpa Convida a Comprar com Gosto

Uma Feira Limpa Convida a Comprar com Gosto

Local | 23 Setembro 2023

 

O Município da Póvoa de Varzim e a LIPOR, em parceria com a União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, regressaram à feira das Moninhas no dia 18 de Setembro, para lançar o projecto "Feira Limpa, Compras com Gosto!", que é o mesmo que dizer, recolha selectiva de resíduos, iniciativa lançada em 2020 no concelho apoiada pela Sociedade Ponto Verde.

Sílvia Costa, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, e Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, foram junto dos comerciantes, sensibilizá-los para a importância de separar os resíduos, oferecendo sacos amarelos e azuis para a correcta colocação dos plásticos, de papel ou cartão, para serem depois, levados do recinto da feira pelos serviços de recolha.

Um espaço limpo é sempre mais agradável para quem frequenta a feira. Daí a necessidade de, “sensibilizar quer os comerciantes, quer quem vem à feira. É uma maneira de levar também esta preocupação para casa. O foco é sensibilizarmos os feirantes para que no final da feira deixem as suas áreas de venda limpas e que assegurem a separação dos resíduos. Reconhecemos que alguns já têm a preocupação de deixar o espaço limpo mas depois colocam tudo junto no contentor. Por isso, estamos a promover junto dos feirantes a separação dos resíduos”. Disse Sílvia Costa.

Os passos para uma correcta reciclagem dará um desconto mensal aos feirantes, revelou Ricardo Silva: “decidimos atribuir um desconto de 20%, que significa cerca de 20 mil euros por ano que deixamos de cobrar aos feirantes, sempre que mantenham o lugar limpo, façam a separação dos resíduos ou que não tenham dívidas. Ou seja, os pagamentos da utilização do espaço em dia”.
 
E acrescenta: “Temos que perceber que os feirantes transportam consigo o seu ‘armazém’ que são as suas carrinhas. Ou seja, têm muito material de embalamento, caixas de cartão e sacos plásticos. Nós damos as condições com a ajuda da LIPOR e da Câmara Municipal, para a separação dos resíduos, mas é muito importante reforçar junto dos comerciantes a importância de separar”.

O projecto “Feira Limpa, Compras com Gosto!” soma vantagens para todos, feirantes e clientes, usufruindo de um espaço mais agradável, e o Ambiente agradece.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário