Voz da Póvoa
 
...

Uma Aula ao Almoço com o Professor Fernando Barros

Uma Aula ao Almoço com o Professor Fernando Barros

Local | 5 Novembro 2021

Antigos alunos do professor Fernando Barros Pereira, que soma uma experiência de vida de 92 anos, juntaram-se em convívio no dia 7 de Outubro, num almoço no restaurante Firmino. É sempre bom recordar os tempos da meninice, das primeiras letras que nos ensinam os mestres na escola primária. Sim, porque nesse recuar do tempo os professores eram mestres, como o professor Fernando Barros.

O tempo vai levando desta vida uma turma de gaiatos que entre fisgas, pião das nicas, jogar futebol, às escondidas, entre tantas outras brincadeiras, aprendia as primeiras letras do alfabeto. Depois, os nomes dos rios, das serras, dos distritos e suas capitais, geografia esquecida pelo moderno tempo do ensino, mas também das linhas férreas, dos reis de Portugal e de todas as colónias do império português, que se extinguiu com justiça e outras tantas guerras.

Importa referir e lembrar a fotografia do grupo de alunos do Professor Fernando Barros Pereira do ano escolar 1953/54 da Escola nº1, conhecida por Escola Nova. A imagem do jantar revela os alunos em idade madura: Lúcio Nova, Domingos Rocha, Professor, José Manuel Teixeira, António Nunes, João Santos, Salvador, Aníbal, José Maria Cadeco e Jeremias.

partilhar Facebook
Banner Publicitário