A poesia começa logo no título “Porque da Neblina não Caem Lágrimas”, assim se chama o livro de Gisela Silva, Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2024 apresentado, no dia 20 de Junho, na sala de actos da Fundação.
Para além da autora professora Gisela Silva, estiveram presentes o Presidente da Fundação, Sousa Lima, o Vice-presidente e Vereador da Educação e da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira.
No livro apresentado por Luís Diamantino encontrará páginas onde o mar e a neblina agarraram na alegria de nos sentirmos da terra mesmo quando as raízes a outra pertencem. Somos do mundo e do lugar onde nos sentimos. A escrita reflete sempre uma certa biografia, “Porque da Neblina não Caem Lágrimas”, mas lugares escondidos na memória.
Este Prémio é também uma parceria entre a Fundação Dr. Luís Rainha e o Município que pretende promover e divulgar a Póvoa de Varzim, a sua cultura e as suas gentes, assim como obras inéditas dedicadas ao concelho e escritas em português.
Foram ainda entregues durante a sessão os prémios previstos nos Estatutos da Fundação, ao melhor aluno da Escola Secundária Eça de Queirós e ao melhor aluno da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, nos anos lectivos de 2023/24.
Foram entregues contribuições anuais da alínea a) do art.º 6º e donativo especial ao MAPADI e à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
Fotos: JCM