Se cada um de nós fizer "Um Dia Pela Vida", seremos capazes de todos os dias tornar a vida interessante. Depois, há quem precise da nossa ajuda para que cada dia seja de esperança e de apoio na cura. Foi com esse sentido que o Pavilhão Multiusos de Aguçadoura acolheu, um jantar de angariação de fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro, que desenvolveu o projecto "Um Dia Pela Vida" no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. Este programa arrancou em Portugal em 2005 e já percorreu mais de 60 localidades tendo mais de 275 mil pessoas contando com este projecto, e cerca de 60 mil participaram activamente.
A iniciativa mereceu a atenção do Município da Póvoa de Varzim que se associou na promoção de uma mudança de atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença: cancro não é necessariamente morte, educando e informando sobre o processo da doença, na angariação de fundos para os programas de prevenção e actividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
As Vereadoras Andrea Silva e Lucinda Amorim juntaram-se a este projecto, que irá prolongar-se até 13 de julho. Na sua intervenção, Andrea Silva disse tratar-se de “uma causa que nos apaixona e emociona” mas, permite “dar a conhecer às pessoas pequenas dicas e formas de nos prevenirmos desta doença”.
A Vereadora da Coesão Social destacou ainda a importância do projecto da Liga Portuguesa contra o Cancro, “um farol, uma orientação e uma luz” na vida de muitos doentes oncológicos, amigos e familiares, para que na Liga “possam continuar a promover a investigação, a sensibilização e a prevenção”. Para chegar à cura desta doença “são precisos meios e estas iniciativas são fundamentais” para que a instituição insista no seu trabalho, em prol da comunidade.
No último dia de Maio, no Casino da Póvoa realizou-se um espectáculo solidário a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro “Música pela Vida” que contou com a participação dos artistas: Domingos Moça, Duda, Dancing Rebels, Francisco Magina, Banda The Void e Grupo Cantares da Junta da Póvoa, Beiriz e Argivai.
Ainda no âmbito do projecto de “Um Dia Pela Vida”, no dia 2 de Junho, foi dia de uma bicicletada, com dezenas de pessoas a participarem “Nos Pedais Solidários”. Com partida e chegada na Igreja da Lapa, o pelotão de cicloturistas levou a mensagem de esperança na luta contra o Cancro, pelo Passeio Alegre, avenidas dos Banhos e do Repatriamento dos Poveiros, mas também por ruas da vila de Aver-o-Mar.
Fotos: Direitos Reservados