Voz da Póvoa
 
...

Um Adeus Prematuro do Mestre José Festas

Um Adeus Prematuro do Mestre José Festas

Local | 5 Maio 2021

O falecimento do Mestre José Festas, fundador da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, não deixou ninguém indiferente. Contava 58 anos e muitas lutas travadas em defesa dos homens do mar.

Entre outras despedidas e condolências, o Município da Póvoa de Varzim lamenta o desaparecimento do Mestre, conhecido sobretudo pela luta que vinha travando ao leme da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (que fundou em 17 de Maio de 2007 e da qual era presidente até à data), Mestre Festas notabilizou-se pelo trabalho que realizou em prol da formação técnica dos pescadores e da sua segurança no trabalho.

Ao longo dos anos tornou-se o porta-voz da classe piscatória na região, junto das entidades oficiais com competência nos sectores portuário e das pescas. Era, pela mesma razão, membro de várias organizações sócio-profissionais ligados à pesca.

Uma das suas lutas mais recentes foi a construção de novos armazéns na zona sul do porto, para a arrecadação dos apetrechos de pesca.

Nasceu Vilacondense, mas manteve profundas ligações sociais à Póvoa de Varzim, razão por que se fez membro do Rotary Clube da nossa cidade, a que presidiu entre Julho de 2017 e Maio de 2018.

Quem também fez questão de deixar uma mensagem foi Marcelo Rebelo de Sousa que ainda recentemente homenageou o Mestre:  “Foi com profundo pesar que o Presidente da República tomou conhecimento do falecimento de José Festas, dirigindo à família enlutada, amigos e associados as mais sentidas condolências. O Mestre Festas, como era conhecido entre todos, serviu sempre com grande profissionalismo a causa do mar e da segurança dos pescadores, vivendo abnegadamente pela protecção dos mais vulneráveis dentro da comunidade piscatória. Que o reconhecido valor do Mestre e do que alcançou na Associação Pró-Maior persistam como forma de enaltecer o seu legado, tão relevante quer para os que enfrentam diariamente as vicissitudes das tarefas pesqueiras, quer para quem sofre com as angústias de ficar em terra”.

O funeral de Mestre Festas, falecido na terça feira, realiza-se na quinta-feira, às 15h00, na igreja do Senhor dos Navegantes, no lugar de Caxinas, Vila do Conde.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário