Numa festa como esta ninguém dorme a sesta. Entre o dia 6 e 10 de Junho, milhares de pessoas de todas as idades escolheram o Parque para passar os dias. À sua espera perto de uma centena de associações fizeram-se representar em pequenas barraquinhas, não só para se mostrarem aos visitantes, como ‘oferecer’ lastro para o estômago dos pretendentes a sobreviver a um sem números de diversões que o município programou para Os Dias No Parque.
Além do espírito associativo, a solidariedade e a adopção de hábitos saudáveis e de respeito pela Natureza era o desejo de quem já percebeu que o futuro se constrói no presente., daí a envolvências de associações de todas as freguesias.
Em cinco dias, quem se deslocou ao Parque da Cidade, ao seu pulmão mais verde, assistiu a demonstrações de dança, yoga e capoeira, um concerto da Banda de Música da Póvoa de Varzim, a actuação de ranchos folclóricos locais e muita animação musical, a solo ou em grupo. Desporto e aventura, animação infantil e juvenil, oficinas ambientais e de bem-estar e a consagração da época desportiva no concelho, com a entrega de prémios. No interior do Parque, acrobacias variadas – artes circenses, andas em flor, malabares, triciclos gigantes – actividades educativas, de promoção e protecção ambiental, mas também desportivas e para todas as idades.
A gastronomia local e outras, diversão e animação quanto baste e nomes como Tiago Maroto, Bárbara Bandeira, Rui Veloso, os Anjos, fizeram vibrar quem os ouviu. Entre as barraquinhas no palco das associações, José Cid viajou no último dia por meio século de carreira. As saudades já ocupam um lugar de espera pelos Dias no Parque do próximo ano.
Por: JP
Fotos: Direitos Reservados