Voz da Póvoa
 
...

SNS lança projecto-piloto "Ligue antes, salve vidas"

SNS lança projecto-piloto "Ligue antes, salve vidas"

Local | 28 Maio 2023

 

Com o objectivo de subtrair o número de falsas urgências e de aumentar a eficiência de resposta dos cuidados de saúde à população, foi apresentado no dia 24 de Maio, no Cine-Teatro Garrett, o projecto-piloto "Ligue antes, salve vidas" promovido pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As visitas inadequadas ao serviço de urgência podem ser evitadas ligando para a linha Saúde 24. O projecto vai ser testado nos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Póvoa de Varzim/Vila do Conde, antes de ser alargado a todo o país, como confirmou o CEO do SNS, Fernando Araújo: “A escolha é óbvia, pois temos a sorte de ter nesta zona um conjunto de parceiros que nos vai ajudar a dar literacia à população, temos o apoio indispensável das autarquias, a garantia de profissionais e equipas altamente motivadas e de médico de família para todos os utentes, o que nos dá uma forte capacidade de resposta”.

E acrescenta que, “o objectivo claro é criar alternativas que são mais seguras e com mais qualidade, quando alguém tem alguma doença aguda, mas que não é emergente, e onde se pode e deve deslocar - aos serviços de saúde - de forma muito mais tranquila. Ou seja, agendada”.

Antes de se deslocarem às urgências os utentes devem ligar para a linha Saúde 24, que dará resposta e qualificará a marcação da consulta. Desta forma, o serviço de urgência hospitalar ficará mais livre para utentes efectivamente urgentes.

Para o director executivo do SNS, “na Póvoa e Vila do Conde temos um conjunto de parceiros únicos que nos vai ajudar seguramente, a dar essa literacia à população. Estamos a falar desde as autarquias, que são parceiros indispensáveis, até às farmácias”. Fernando Araújo acredita no sucesso do projecto: “Temos figuras locais que nas redes sociais vão-nos também ajudar, pessoas que inspirem confiança, que as pessoas reconheçam e que nos vão acabar por transmitir esta medida, que é muito simples, mas é muito eficaz. Antes de sair de casa, ligar SNS 24”.

Este projecto-piloto "Ligue antes, salve vidas” foi apresentado no âmbito das XIII jornadas Sociais Intermunicipais “Literacia em Saúde – Para Viver a Vida, Cuide-se”, realizadas na Póvoa de Varzim. O evento contou com a presença da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, que reforçou a importância do “envolvimento activo da comunidade local para o sucesso desta iniciativa. Neste momento, o nosso Hospital tem uma média de 6 mil registos de doentes do serviço de urgência que podiam ter uma resposta mais eficaz e célere nos Centros de Saúde, através do atendimento directo por referenciação pela linha SNS 24, ao mesmo tempo que diminuíam o número de pessoas em espera no serviço de urgências”.

Por sua vez, a Vereadora da Coesão e Ação Social da Câmara Municipal de Vila do Conde, Carla Peixoto, destacou “a importância deste projecto-piloto e o relevante papel da comunidade na sua aplicação”, garantindo ainda “o apoio necessário da Câmara Municipal de Vila do Conde”.

Estiveram também presentes na sessão a Directora Executiva do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves, e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaspar Pais.

partilhar Facebook
Banner Publicitário