Voz da Póvoa
 
...

Sérgio Furtado é o Novo Presidente do Instituto Maria da Paz Varzim

Sérgio Furtado é o Novo Presidente do Instituto Maria da Paz Varzim

Local | 14 Janeiro 2023

 

A antiga escola primária do Bairro de Nova Sintra, para onde se mudou o Instituto Maria da Paz Varzim, foi o palco da tomada de posse dos novos dirigentes da instituição que acolhe crianças e jovens em risco social, dos 3 aos 17 anos. Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal; Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, e Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, marcaram presença no acto.

Ao final da tarde de quinta-feira, 12 de Janeiro, Sérgio Furtado assumiu a presidência da instituição e dirigiu-se aos presentes afirmando ser “conhecedor dos problemas que enfrentamos e enfrentaremos, mas ciente das condições existentes para continuarmos a fazer um trabalho sério e significativo junto da nossa comunidade para aqueles que mais precisam”.

E acrescenta, que vai liderar uma equipa “disposta e capaz de fazer a diferença na vida das crianças que acolhemos. É uma equipa que conta com aqueles que agora cessam funções formais, mas que continuarão a trabalhar connosco. Uma palavra especial a Joana Rocha, que corajosamente assumiu os destinos do Instituto nos últimos 4 anos, sendo um exemplo incontornável, na Póvoa de Varzim, na dedicação ao próximo. Agradeço à equipa de colaboradores que diariamente aqui está e connosco enfrenta os desafios que nos vão sendo apresentados. Também sentimos um grande carinho por parte da comunidade poveira que é essencial para não desanimarmos”.

Sérgio Furtado enaltece a importância do Município que “tem tido um papel preponderante nesta parceria. Acreditou desde a primeira hora no nosso projecto, ouviu-nos, em conjunto criamos soluções e arriscamos a dizer que sem as instalações em que hoje nos encontrámos e nos cederam, possivelmente já teríamos tido ordem de encerramento nas instalações onde sempre estivemos, na Praça do Almada, que há muito não reuniam as condições necessárias para a nossa actividade”. E quase num repente “passamos a ter um espaço digno, o nosso muito obrigado”.
  
Por seu lado, Ricardo Silva reconheceu o papel do Instituto Maria da Paz Varzim, “ao acolher crianças carenciadas. Vamos manter a actividade criada há dois anos, que é o Pai Natal poveiro, sendo que todas as vendas irão continuar a reverter para o Instituto. Dou as boas vidas à nova direcção e aos novos padrinhos. De facto, somos padrinhos para sempre”. E conclui: “A forma de ser destas instituições reflecte o modo de ser poveiro, o sentimento que nós temos de ajudar quem mais precisa”. 
 
Para o Presidente da Câmara, dar continuidade e sustentabilidade à instituição deverá ser o caminho a seguir por Sérgio Furtado. “Quero agradecer a Joana Rocha que assumiu responsabilidades que muitas vezes estavam para além daquilo que lhe competia dirigir. A colaboração especial de Jorge Caimoto e da Isabel Rocha que a dado momento se tornou muito importante. Trabalhamos para o bem e temos que reconhecer que a instituição foi sempre preservada e nunca deixou de prestar os serviços para o qual estava vocacionada”.
  
A administração central está “cada vez mais longe”, será o Município a assumir a partir de 3 de Abril, as competências no domínio da acção social, “ainda não são as condições que tínhamos projectado, mas a emergência de sair da Praça do Almada, fez com que fizéssemos umas obras de adaptação na escola, no sentido da instituição funcionar com tranquilidade e sem penalizações da Segurança Social que, diz sempre que falta isto e aquilo, mas nunca participa no risco nem na solução”.
  
A Câmara Municipal prevê concretizar obras que irão mudar a face do Bairro de Nova Sintra, local onde está prevista a “requalificação do parque infantil e a instalação de um Centro Ocupacional para a terceira idade, uma ideia que passa por juntar crianças com pessoas mais idosas”. Para Aires Pereira, o objectivo “é abrir o espaço e a instituição à comunidade onde está inserido”, comprometendo-se a colaborar com a instituição, “em prol do bem-estar e integração social das nossas crianças”.

Recordamos que em 2021, o Instituto Maria da Paz Varzim mudou-se da Praça do Almada para as instalações da antiga Escola de Nova Sintra. Fruto de um investimento da autarquia, as crianças usufruem de melhores condições e de novas valências de Jardim de Infância e ATL.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário