Voz da Póvoa
 
...

Senhora d’Assunção Chamou uma Multidão

Senhora d’Assunção Chamou uma Multidão

Local | 21 Agosto 2023

 

 

Em cada ano, a 15 de Agosto, a fé move-se em direcção à Póvoa de Varzim para presenciar as cerimónias e assistir nas ruas à passagem da majestosa procissão em honra de Nossa Senhora d’Assunção.

Mais de duas centenas e meia de figurantes vestidos a rigor, a representar quadros da tradição religiosa, semearam-se entre dez andores maioritariamente carregados, ao ombro, por pescadores: S. Pedro; Santo António; Senhora do Sameiro; Coração de Maria; Boa Viagem; Senhora D’ Anunciação; Senhora da Lapa; Senhora da Boa Morte; Coroação de Maria e Nossa Senhora d’Assunção.

O cortejo religioso presidido pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e pelos vereadores do Executivo. A GNR, a cavalo, encabeçou o desfile religioso, seguida pela fanfarra dos Escuteiros de Ronfe. Cabendo mais uma vez à Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim a honra de oferecer a sua música e compasso. Como é do costume, integraram a procissão as confrarias e irmandades locais.

A Igreja da Lapa foi o porto de partida e chegada dos venerados santos dos poveiros e das gentes do mar. À passagem pelo porto de pesca a imagem da Senhora d’Assunção é voltada para o mar, sendo saudada pelos barcos e pela fé dos homens do mar que agradecem a sua protecção e pedem alimento para a faina. A paragem é aproveitada para uma sessão prolongada de fogo.

Os tapetes de flores, em honra de Nossa Senhora d’Assunção acrescentaram motivos de celebração dos 50 anos da elevação da terra, que os poveiros amam, a cidade.

Fotos: Ademar Costa

partilhar Facebook
Banner Publicitário