Voz da Póvoa
 
...

Senhora da Assunção ou Bênção Possível

Senhora da Assunção ou Bênção Possível

Local | 1 Setembro 2021

A religiosidade dos poveiros e a fé sempre moveram montanhas de gente nas festas, mas nos últimos dois anos, devido à pandemia, as cerimónias religiosas no exterior como as majestosas procissões não saíram à rua.

A 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, a Póvoa de Varzim recebia milhares de visitantes para assistir a todas as cerimónias, principalmente a um momento único: a grandiosa procissão a passar frente ao cais, onde se abrigam os barcos das tempestades ou descarregam o pão do mar, com a Senhora da Assunção a olhar o mar, tanto tempo quanto o troar dos foguetes lançados das embarcações demoravam, era um momento de paixão e emoção, pela crença de que daí resultariam águas calmas e muito peixe na faina.

Esta admirada tradição com centenas de figurantes e andores, que saíam da igreja da Lapa e percorriam a cidade, passando por ruelas, pela avenida dos banhos junto à praia do mar e por fim regressavam à Igreja de onde saíram, foi calada pela pandemia.
 
Ouvimos muitas vezes falar do Pedro Pescador, mas Assunção é a padroeira dos homens que saem para o mar sem saberem que voltam. As festas são organizadas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa.

Depois de ter presidido à cerimónia em honra da Senhora da Assunção, na igreja da Lapa, o Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Manuel de Sousa Valério levou consigo a Camisola Poveira entregue por Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O momento foi presenciado pelo pároco da Lapa, Nuno Rocha.

Recordamos que na semana antes das cerimónias religiosas possíveis, as varandas da Rua 31 de Janeiro, engalanaram-se de colchas de algodão, linho e imagens para assinalar a presença espiritual de Nossa Senhora d’Assunção.

partilhar Facebook
Banner Publicitário