Voz da Póvoa
 
...

Senhor dos Passos Volta à Cidade pela mão da Misericórdia

Senhor dos Passos Volta à Cidade pela mão da Misericórdia

Local | 2 Abril 2022

Uma das mais antigas celebrações na cidade da Póvoa de Varzim, a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, regressa este domingo, 3 de Abril, às ruas, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia. O cortejo sai da Igreja da Misericórdia às 16h00 e é presidido pelo Padre Nuno Rocha. Segue pelo Largo da Misericórdia, Largo das Dores, Rua Prof. Leopoldino Loureiro, Rua Fernando Barbosa, Rua do Visconde, parando no Largo Eça de Queiroz para a realização do sermão a cargo do padre Paulo Jorge Martins Correia. No final, a procissão segue pela Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque e termina na Igreja da Misericórdia.

O Senhor dos Passos sai à rua pela mão da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, numa parceria com a Confraria do Santíssimo Sacramento e o apoio da Câmara Municipal.

Com o início da Semana Santa na Póvoa de Varzim, com segue-se o Domingo de Ramos no dia 10 de Abril. Nesse dia, o cortejo religioso sai pelas 10h00 da Basílica do Coração de Jesus em direção ao largo da Igreja da Misericórdia, onde meia hora depois serão benzidos os ramos. Pelas 11h00, celebra-se a Eucaristia na Igreja Matriz.

Saiba ainda que, na Quinta-Feira Santa, celebra-se a Ceia do Senhor, a missa vespertina com a cerimónia do Lava-Pés e a Procissão Eucarística, e há a tradicional visita noturna às igrejas.

Na Sexta-Feira Santa, pelas 15h00, assinala-se a Paixão de Cristo. À noite, a tradicional procissão do Enterro do Senhor sai da Igreja da Matriz pelas 22h00, depois do ‘Canto da Verónica e do Sermão do Enterro’.

No sábado de Aleluia, pelas 21h30, celebra-se a Vigília Pascal com as liturgias da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística.

A celebração da Semana Santa termina no Domingo de Páscoa, com a Eucaristia Solene na Igreja Matriz, às 9h30. A Procissão da Ressurreição sai pelas 10h45 e a Visita Pascal na cidade começa às 14h30. Depois do Cortejo Festivo, celebra-se novamente a Eucaristia na Igreja Matriz, desta vez às 19h30.

 

foto: direitos reservados (arquivo)

partilhar Facebook
1325/Senhor_dos_Passos_PV.jpg
302/Pega_La.jpg
Banner Publicitário