Voz da Póvoa
 
...

Semana Europeia da Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade

Local | 1925 | 25 Setembro 2019

Caminhar e Pedalar Pelo Futuro Sustentável do Planeta


O Dia Europeu Sem Carros, que se assinalou no domingo, foi o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, promovida pelo Município da Póvoa de Varzim, sob o lema “Caminha e pedala em segurança”, com o objectivo de alertar para a necessidade de alterar comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no uso do automóvel.

    No domingo, com o trânsito interdito na Avenida dos Banhos, mais de 500 participantes, de todas as idades, integraram a caminhada em circuito urbano e o passeio de bicicleta pelas ciclovias do concelho. Em ambiente de sã confraternização, miúdos e graúdos caminharam e pedalaram por um futuro mais sustentável.
    
Mas a Semana Europeia da Mobilidade foi comemorada com outras iniciativas, nomeadamente acções de sensibilização nas escolas, caminhadas diárias em circuito urbano, e uma feira da mobilidade. Sílvia Costa, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, fez um balanço muito positivo: “Destaco os workshops realizados nas escolas e que consistiram em jogos didáticos, por forma a sensibilizar as nossas crianças e jovens para a questão da mobilidade, de uma forma dinâmica e divertida. A receptividade dos alunos e professores foi tão positiva, que nos transmitiram a intenção de replicar os jogos ao longo do ano lectivo. Estes jogos tinham por base um questionário, relativamente aos hábitos diários de cada um, e no final foi interessante verificar, graficamente, as opções tomadas em termos de mobilidade, ou seja, se usavam os transportes públicos ou a bicicleta nas suas deslocações diárias, se sabiam andar de metro, etc. No fundo, quisemos sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de mudar alguns dos nossos comportamentos no dia-a-dia, em prol do ambiente e de uma melhor qualidade de vida”.
    
Para Sílvia Costa, iniciativas como esta são pequenas sementes que lançamos para o futuro sustentável do planeta. “A temática deste ano da Semana Europeia da Mobilidade teve a particularidade de estar alinhada com a estratégia municipal, nomeadamente com o nosso Plano de Mobilidade Sustentável, que temos vindo a desenvolver, e que passa por andarmos a pé ou utilizarmos a bicicleta e os transportes públicos, nas deslocações diárias dentro da cidade, em detrimento do automóvel. Paralelamente, as comemorações da Semana Europeia da Mobilidade foram o mote para também darmos a conhecer aos poveiros, e também a quem nos visita, muitos outros projectos, como as ciclovias, os passadiços, os parques de bicicletas, o passe único, e a nova rede de transportes intermunicipal Póvoa de Varzim/Vila do Conde”.

Devido chuva que caiu no sábado, foi adiada para 12 de Outubro a Caminhada de Póvoa a Rates pela antiga linha de caminho-de-ferro. Sílvia Costa aproveitou a ocasião para reformular o convite à comunidade para participar nesta iniciativa: “Trata-se de um passeio em ambiente rural e de contacto com a natureza que vai dar a conhecer este novo percurso, que em breve estará disponível para utilizações a pé ou de bicicleta”.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário