Voz da Póvoa
 
...

Segunda Fase do Projecto “Ligue Antes, Salve Vidas” dia 16 de janeiro

Segunda Fase do Projecto “Ligue Antes, Salve Vidas” dia 16 de janeiro

Local | 10 Janeiro 2024

 

Depois de uma primeira fase bem-sucedida, o projecto-piloto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ vai avançar para uma segunda fase a partir do dia 16 de janeiro.
 
Recorde-se que projecto começou a ser implementado em Maio de 2023, na área geográfica da agora denominada Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim / Vila do Conde E.P.E, com resultados que evidenciaram um excelente nível de acesso à Linha SNS24, permitindo um significativo aumento do encaminhamento de utentes para os Cuidados de Saúde Primários.

A segunda fase agora projectada alicerça-se na Portaria n.º 438/2023, de 15 de dezembro e pressupõe, que, no contexto deste projecto-piloto, o atendimento no Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim / Vila do Conde E.P.E. (ULSPVVC) tem de ser sempre precedido pela referenciação do utente através de uma das seguintes alternativas: Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM), Linha SNS 24, Cuidados de Saúde Primários, Médico(a) com base em informação clínica assinada ou outra instituição de saúde.

Segundo afirma o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde, Gaspar Pais, a segunda fase irá consolidar-se “enquanto princípio estruturante, no sentido de o doente ter sempre a melhor resposta, adequada à respectiva situação clínica, em tempo útil e no contexto dos vários níveis de cuidados”.

Como podemos observar no comunicado, o utente adulto (com 18 ou mais anos) que se desloque ao Serviço de Urgência desta ULS sem referenciação prévia (nos termos anteriormente mencionados), é-lhe assegurada a inscrição no Serviço de Urgência, bem como posterior triagem de acordo com o sistema de Triagem Manchester.

No entanto, se a triagem gerar a prioridade com cor “azul” ou “verde” (excluindo as situações de excepção previstas na Portaria), o utente é encaminhado, de acordo com a sua condição clínica, para os Cuidados de Saúde Primários, ou para consulta hospitalar/hospital de dia da ULSPVVC, através de agendamento no próprio dia ou no dia seguinte e não poderá ser atendido no Serviço de Urgência desta ULS.

O arranque da 2.ª fase conta com a existência, no Serviço de Urgência, de um telefone disponível com ligação directa à linha SNS 24, precavendo a necessidade de o utente ter um acesso directo à linha de saúde.

A expectativa da evolução para a 2.ª fase, para Gaspar Pais, afigura-se positiva: “É importante reforçar a ideia de que este projecto visa melhorar a resposta de saúde às necessidades dos utentes em situação de doença aguda, sendo esta resposta mais efectiva, segura, atempada e adequada a cada situação”.

Projecto-piloto sai Reforçado com Resultados da Primeira fase 

Os excelentes números da primeira fase do projecto-piloto que arrancou em Maio de 2023 teve “resultados muito positivos”, defenderam Gaspar Pais e Judite Neves, que iniciaram o projecto ainda como, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde e Directora Executiva do ACES Póvoa de Varzim – Vila do Conde, respectivamente. Desde o primeiro dia de 2024 que as duas instituições integram a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim / Vila do Conde E.P.E).

A experiência positiva da 1.ª fase, catapultou a evolução deste projecto-piloto para o 2.º nível de implementação, os resultados evidenciam um percurso bastante significativo ao nível da mudança de paradigma e, sobretudo, da percepção desse mesmo paradigma por parte da população ao nível da literacia em saúde.

Estatisticamente, ao longo deste último semestre (1.ª fase do projecto) foram agendadas pelo SNS 24 nos Cuidados de Saúde Primários 17.500 consultas.

Por indicação da Linha de Saúde SNS 24, cerca de 7.000 utentes ficaram em autocuidados e foram registadas, pelo SNS 24, cerca de 50.000 chamadas provenientes da área geográfica da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Igualmente, quadruplicou, com a entrada em vigor deste projecto-piloto, o número de referenciações do SNS 24 para o Serviço de Urgência.

A estes números e como enfatiza Judite Neves, soma-se a circunstância de “a referenciação externa do SNS 24 para marcação de consulta nos Cuidados de Saúde Primários ter atingido a fasquia das 7.000 marcações”.

Este processo de referenciação originou, ainda, o agendamento pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar de 265 consultas abertas hospitalares, em diversas especialidades, para utentes com agudizações de doenças crónicas complexas, “o que evitou que esses doentes potenciassem mais casos de encaminhamento para o Serviço de Urgência”, sublinha Judite Neves.

partilhar Facebook
2556/SNS-24-Povoa.jpg
644/IMG_7110.JPG
2556/Centro-Saude-Vila.jpg
644/HOSPITAL_vc.JPG
Banner Publicitário