Voz da Póvoa
 
...

Sede do Regufe é o Novo Farol da Associação

Sede do Regufe é o Novo Farol da Associação

Local | 22 Dezembro 2020

Entre o sonho e a realidade, algumas vicissitudes atrasaram a obra, mas a paciência e persistência levam sempre o barco a seu porto, não se tratasse do edifício Sede do Grupo Recreativo de Regufe e o Núcleo Museológico do Farol de Regufe. Farol que foi milhentas vezes os olhos do mar.

O domingo prometeu sol, ofereceu de beber aos pássaros e no momento preciso, a cortina abriu para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurar e descerrar uma placa alusiva às novas instalações, acompanhado pelo Presidente do Grupo Recreativo de Regufe, Sérgio Ferraz.

“Sinto-me aquela criança que na noite de Natal, está ansiosa por receber o presente desejado, neste caso, recebeu bem mais do que aquilo que pediu. Com esta nova sede, o Regufe tem condições para fazer um trabalho ainda melhor no futuro. O futuro e o presente não vivem sem passado e, não podemos esquecer os 32 anos de história do Regufe, onde nunca tivemos um espaço para desenvolver a nossa actividade. Felizmente, hoje, abriu-se a nova porta para o futuro, que se avizinha risonho. Só posso dizer que me sinto muito grato”, reconheceu Sérgio Ferraz.

Por seu lado, Aires Pereira, depois de saudar a presença do Capitão do Porto de Pesca, presidentes das diversas associações e todos os presentes, sem esquecer especialmente os sócios, atletas e amigos do Regufe, “pela paciência de esperar. E ao Sérgio Ferraz, pela dedicação e pela forma como dialogou connosco ao longo de todo o processo até à entrega, hoje, deste equipamento”. E acrescentou: “Iniciamos aqui um percurso que vamos fazer ao longo do próximo ano e que terá novos desenvolvimentos na segunda-feira, dia 4 de janeiro, em que entregaremos às pessoas a renovação que fizemos no espaço da Garagem do Linhares. Iniciaremos também a mudança de todos os serviços para esse edifício, Centro de Atendimento Municipal – CAM. Depois seguir-se-á a Central de Camionagem (Centro Coordenador de Transportes) e estamos a iniciar um conjunto de novos equipamentos, dos quais eu destacaria a ampliação da nova Sede dos Leões da Lapa. Este trabalho tem um caminho, um percurso que nem sempre corre como estaríamos à espera”.

O presidente relembrou um pouco da história de um Farol que esteve para ser desmontado e vendido aos pedaços: “Foi através de um protocolo com a Marinha Portuguesa que nós conseguimos fazer a recuperação do Farol de Regufe, que depois levou a que criássemos este núcleo museológico na antiga casa e a construção desta sede. Esta Aede é um equipamento que foi bem arquitectado, porque não ofusca o espaço e a história do nosso Farol de Regufe”.
Aires Pereira destacou ainda “um investimento de mais de meio milhão de euros numa associação de bairro que tudo tem feito para que as tradições sejam mantidas. O Regufe tem vindo a afirmar-se, a crescer, tem criado dinâmica e, espero que as novas condições permitam almejar a sustentabilidade financeira, que nunca é fácil para estas associações de bairro. Cá estaremos para apoiar, sempre que necessário”.

A inauguração do equipamento-sede contou ainda com a estreia, do Hino do Regufe, pela sua Banda, que foi incluído num CD do Grupo Recreativo de Regufe.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário