Voz da Póvoa
 
...

São Pedro é mais Doce com os ‘Barquinhos Poveiros’

São Pedro é mais Doce com os ‘Barquinhos Poveiros’

Local | 18 Junho 2023

 

‘Os Barquinhos Poveiros’ já navegavam nas montras de algumas pastelarias. Apetece dizer que os Barquinhos Poveiros eram Lanchas Doces da pastelaria Riba-Mar. Como Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, relembrou no dia 12 de Junho, na apresentação da iniciativa, no Posto de Turismo da Póvoa, “que Ricardo Silva era um bom Marketista, pegou no produto, embrulhou-o, vestiu-o muito bem, e apresentou. Conseguiu transformar o barquinho, aquele barquinho que nós comíamos normalmente, sem lhe dar importância, num produto único”.

Foi esta diferença inovadora que o Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, propôs e foi eleita pela Comissão de Festas de S. Pedro como o doce das festividades, dando desta forma um novo impulso ao doce ‘Os Barquinhos Poveiros’ fabricado nas pastelarias do concelho poveiro.

O doce oficial das Festas de São Pedro é feito em massa de hóstia no formato de barco com ovos-moles cobertos com chocolate e com a tradicional quadra alusiva a cada bairro, imprimida numa pequena vela de papel.

Na apresentação com casa cheia, onde se faziam notar proprietários de algumas pastelarias e dirigentes dos bairros, Ricardo Silva enalteceu a participação de 18 confeitarias e pastelarias da Póvoa incluindo de algumas freguesias, alimentando a esperança de que ‘Os Barquinhos Poveiros’ vão aumentar as vendas “na altura do São Pedro”. A junta compromete-se a promover o doce poveiro através dos canais tradicionais de comunicação, de forma a atingir os níveis de popularidade da tradicional Rabanada Poveira.

O autarca, também responsável pelo enorme impulso e reconhecimento da Camisola Poveira, revela que a ideia surgiu da “necessidade de nós afirmarmos o barquinho poveiro como um produto de S. Pedro”. Para Ricardo Silva quem “vem ao S. Pedro não tem o que levar. Não podemos levar a festa, não podemos levar a noitada, não podemos levar as rusgas. Agora, todos passam a ter os barquinhos como uma ”lembrança das festas do São Pedro, mas também da Póvoa”. Ou seja, um doce para ser vendido e consumido o ano inteiro.

A Junta compromete-se a oferecer um dístico aos estabelecimentos aderentes para colarem na montra, publicitando no local a venda dos barquinhos poveiros. A promoção vai acontecer também nas redes sociais, imprensa local, mas também na embalagem do doce, onde as pastelarias poderão colar um autocolante.

Também presente na cerimónia, a Vereadora do Turismo, Lucinda Amorim, afirmou que, “com iniciativas desta natureza, lucra a Póvoa e lucra o S. Pedro”. Acreditando no profissionalismo dos pasteleiros poveiros, é de esperar o sucesso, garantindo da parte do seu pelouro os barquinhos acompanharão “quem for representar a Póvoa de Varzim a outras localidades, dentro ou fora do país”.

“Os Barquinhos Poveiros” a fazerem lembrar a Lancha Poveira, são a partir de agora o doce oficial das festas de São Pedro. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário