Como há sempre lugar para mais um, sendo todos bem-vindos, o Município da Póvoa de Varzim organizou uma série de acções promocionais das Festas de São Pedro, envolvendo a presença da Rusga da Póvoa em cidades vizinhas.
No primeiro dia de junho as tricanas poveiras, em representação das cores dos seis bairros tradicionais, estiveram durante a manhã, em Ponte de Lima, semeando o charme e um passo de rusga que cativou os olhares de dezenas de passeantes – se querem ver mais terão que vir às Festas do São Pedro. Pela tarde regressaram acompanhadas por Coro e Tocata, desfilando na Praça do Almada, Rua da Junqueira e no Largo do Passeio Alegre. Os poveiros nunca se cansam de seguir os seus e conseguem sempre arrastar os outros.
Estas acções não só mostram a beleza do traje e da tricana poveira como promovem a gastronomia local, dando a provar a tradicional rabanada poveira.
No dia 8 de junho, a Rusga da Póvoa visitou a cidade da Maia com o mesmo objectivo, deixar água na boca e prometer sardinhadas e bom vinho a quem nos visitar. A noite chegou com uma actuação no palco d’Os Dias no Parque. Um ruidoso e merecido aplauso foi colocado no cabaz que cada um levou para casa.
Fotos: CM