Voz da Póvoa
 
...

Rotary distingue Profissional do Ano

Rotary distingue Profissional do Ano

Local | 15 Setembro 2023

 

O investigador poveiro António Carlos Costa foi distinguido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim, como o Profissional do Ano Rotário de 2022/23. A cerimónia decorreu durante a reunião do Rotary no Axis Vermar.

O percurso e o trabalho de investigação desenvolvido pelo homenageado, que dignifica o nome da Póvoa de Varzim e Portugal, foi para o Presidente do Rotary, António Areal, a principal razão, considerando no entanto, “uma escolha quase natural”. E acrescentou que “estes investigadores, estes cientistas deviam estar em Portugal”.

António Carlos Costa agradeceu a distinção: “É sempre um prazer voltar a casa, ter este reconhecimento, e saber que há instituições na Póvoa que olham para a ciência e para o trabalho dos jovens investigadores”. E espera que “a homenagem sirva de inspiração para outros também que sigam os seus objetivos, os seus sonhos”.

Presente na sessão, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, elogiou o homenageado por este continuar com a humildade de sempre, mantendo uma relação umbilical à Póvoa de Varzim. Os amigos, a escola pública, a Escola de Música, o Clube Desportivo da Póvoa ou o Varzim Sport Club, são referências do seu percurso que nunca esquece esteja onde estiver.

António Carlos Costa licenciou-se em Física pela Universidade de Coimbra, onde iniciou o seu percurso como investigador. Fez depois o mestrado em Física Teórica pela Universiteit van Amsterdam, focado em Cosmologia e Gravitação quântica, onde se especializou em Teoria das Cordas, seguindo depois para o mestrado em Física pela Vrije Universiteit Amsterdam focado na dinâmica do comportamento animal e, em particular, no desenvolvimento de métodos matemáticos para analisar comportamento em várias escalas em simultâneo.

A sua tese de doutoramento, ‘Physics of Behavior Across Scales’, foi considerada pela American Physical Society a melhor tese de doutoramento do mundo no ano de 2022. Actualmente, é investigador independente como Junior Research Chair no Laboratoire de Physique de l’Ecole Normale Superieure de Paris, onde continuou a desenvolver métodos de análise e ferramentas teóricas para entender o comportamento animal. Entretanto, já publicou vários artigos em revistas científicas, tendo proferido mais de vinte palestras em institutos de renome pelo mundo fora. Deu aulas de licenciatura durante dois anos e de mestrado durante três anos, bem como formação a estudantes de doutoramento nos Estados Unidos, em França e em Portugal.

Publicou também três softwares packages open-source que são utilizados por mais de 60 utilizadores distribuídos por diversas universidades do mundo, incluindo a Universidade de Princeton e o Instituto Champalimaud.

partilhar Facebook
2383/Rotary_C_PV_1.jpg
14/rotary-pvoa-de-varzim.jpg
2383/Rotary_C_PV.jpg
Banner Publicitário