Voz da Póvoa
 
...

Requalificação da Escola da Giesteira foi Inaugurada

Requalificação da Escola da Giesteira foi Inaugurada

Local | 23 Abril 2023

 

O desejo concretizou-se com a inauguração, no dia 17 de Abril, das obras de ampliação e requalificação da Escola E.B. 1 da Giesteira, um investimento de 2,2 milhões de euros, “inteiramente municipal”, disse durante a cerimónia Aires Pereira.
 
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou também para breve uma empreitada que irá criar um novo arruamento que facilitará o acesso à Escola: “Iniciámos há dias as negociações com vista à aquisição dos terrenos necessários para criar a nova rede de acessibilidades a esta escola. O velhinho acesso que nós conhecemos desde a fundação da escola, hoje já não é de maneira nenhuma compatível quer com o número de deslocações de automóveis, quer com o desenvolvimento que, entretanto, se realizou nesta área e, fundamentalmente, junto daquele acesso”. O investimento adicional irá assegurar em definitivo a deslocação e aparcamento de viaturas, de forma condigna e em segurança para todos, famílias, professores e colaboradores.

Aires Pereira recordou que a autarquia já investiu “mais de 17 milhões de euros no Parque Escolar, quer na renovação de escolas, quer na construção de escolas novas. É um projecto que está a meio, a meio daquilo que nós pretendemos fazer e para isso será muito importante e muito relevante o que se venha a passar no futuro”. E desafiou a comunidade educativa a adoptar cívicos comportamentos: “Queria pedir-vos a todos, ao corpo docente, ao corpo auxiliar, aos meninos também, que façam questão de valorizar e de preservar este espaço que vocês frequentam e que vão deixar para as próximas gerações. É muito importante que façamos deste espaço como se fosse a nossa casa, que o deixemos asseado e conservado, que não o deixemos degradar”.

A Escola E.B. 1 da Giesteira, para além de uma nova biblioteca, ganhou uma área de recreio coberto, um salão polivalente com balneários e duas salas de aula com recurso a um quadro interactivo. A requalificação contemplou, também, a criação de um espaço de uso partilhado com a Associação Desportiva e Recreativa de Belém, que servirá de respectiva sede social e permitirá o desenvolvimento das suas actividades.

Orgulhoso ficou o director do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Arlindo Ferreira, que lembrou os percalços que a obra sofreu, mas que foi retomada e rapidamente concluída: “É um espaço próximo da cidade, mas parece que estamos no campo. É uma escola diferente que tem muita procura, em cada ano ficam sempre alunos de fora por não terem lugar”. Motivo que levou a direcção a dar conta no Conselho Municipal de Educação que “vai haver um alargamento para mais uma sala de jardim-de-infância neste estabelecimento, graças à obra que foi feita. Assim, conseguimos dar mais uma resposta a 20 crianças que poderão usufruir do sistema de ensino público, do pré-escolar. E no próximo ano, vamos ter duas salas de jardim em funcionamento, mais as quatro salas do primeiro ciclo, como habitual”. No agrupamento falta apenas requalificar a Escola de Argivai.

Quem não vai esquecer esta inauguração são os alunos do 1º ciclo, que dirigidos pelo professor Tiago Carriço, encantaram em voz. No final, assistiu-se a uma sessão do projecto “É Bom Pedalar Aqui”, nos circuitos cicláveis implantados pelo Município na Escola da Giesteira. Foram, também, dados a conhecer dois novos barcos à vela, entregues ao Agrupamento de Escolas Cego do Maio, que a partir deste ano passou a ser o primeiro Centro de Formação Desportiva no concelho. Os alunos da Escola da Giesteira podem agora praticar esta modalidade no campo de acção do desporto escolar.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário