
As datas também podem ser celebradas com bons exemplos e trabalho. Talvez por isso, a Unidade de Emergência e o Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica desdobraram-se, no dia 16 de Outubro, em duas sessões de formação em Suporte Básico de Vida (Mass Training), assinalando, precisamente, o World Restart a Heart Day, que anualmente se evoca nesta data.
Sob o lema "Todos os cidadãos do mundo podem salvar uma vida", a equipa foi para a rua em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim ensinar o que fazer perante uma situação de paragem cardiorrespiratória, mas também sensibilizar para o facto de que salvar uma vida pode começar antes de a ambulância chegar.
Saiba que “A rapidez com que estas acções são iniciadas é crucial, pois a probabilidade de sobrevivência pode diminuir 10% a cada minuto após uma paragem cardiorrespiratória. Existem diversas formas de ajudar, desde aprender técnicas de suporte básico de vida a adoptar precauções diárias para evitar acidentes”.
As acções tiveram o apoio das Câmaras municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Quem fez questão de estar presente foi o líder do executivo vilacondense, Vítor Costa. Também o Presidente do Conselho de Administração da ULS da Póvoa de Varzim / Vila do Conde, José Gaspar Pais, marcou presença na iniciativa.
Fotos: D. Reservados