Voz da Póvoa
 
...

Prolongamento da Via B Inaugurada em Dia de São Pedro

Prolongamento da Via B Inaugurada em Dia de São Pedro

Local | 1 Julho 2022

 

O feriado municipal na Póvoa de Varzim ficou marcado pela inauguração pelo Presidente da Câmara, do troço de prolongamento da Via B, que atravessa o Parque para norte da cidade, entre a renovada rotunda na entrada da cidade até à estrada que liga as freguesias de Aver-o-Mar e Amorim.

O descerramento da placa inaugural contou com a presença de vários elementos das delegações de cidades com as quais a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação como Montgeron, Eschborn, Zabbar e a partir de agora, a cidade galega de A Guarda, mas também com representantes de associações locais. No final, foi feito um percurso rodoviário até à ligação de Aver-o-Mar com Amorim, tendo a nova via sido aberta ao trânsito.

Para concluir a ligação da via inaugurada à Nacional 13, Aires Pereira anunciou que “em Setembro lançaremos o concurso para concluir a Via B, esta grande circular alternativa à estrada EN13”. O investimento deverá rondar os 2 milhões de euros. De futuro, “com a definição deste arruamento iremos avançar com a segunda fase, que é a construção entre o actual Parque e esta via. Estamos também a trabalhar o projecto que envolve as antigas pedreiras e a requalificação de toda aquela área. Todas estas intervenções estão sujeitas ao próximo quadro comunitário de apoio”.
 
Quanto ao recado deixado na tomada de posse dos Órgãos Sociais do Varzim e em relação ao Centro de Estágios que o clube poveiro pretende construir, o Presidente diz que “a Câmara tem vindo a expropriar e a adquirir terrenos, esperemos que o Varzim nos proponha uma solução dentro de pouco tempo, porque não iremos deixar por resolver esta parte do Parque”.

A nova via tem no seu percurso três rotundas, duas faixas de rodagem nos dois sentidos com um afastamento significativo e uma segunda parte com uma faixa em cada sentido: “Esta obra é bastante orgânica, porque estamos dentro do Parque da Cidade, não é uma alternativa à A28, não tem perfil de autoestrada. É uma ligação Norte-Sul sem termos necessidade de recorrermos à estrada nacional 13”, explica o Edil.

Quanto à antiga estrada em paralelo que servia o Parque e o Estádio Municipal, será agora utilizada para uso exclusivo de bicicletas e peões: “Afastamos o percurso ciclável desta via rodoviária para que seja mais confortável e seguro para as nossas crianças e para as famílias que frequentam o Parque. Ou seja, é possível chegar ao Parque da Cidade pela via que existia, mas a pé ou de bicicleta”. E acrescenta: “Ao tirarmos a circulação automóvel, estamos a dar mais uma oportunidade à natureza”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário