Voz da Póvoa
 
...

Projecto IN-Póvoa Sempre a Crescer na Inclusão

Projecto IN-Póvoa Sempre a Crescer na Inclusão

Local | 13 Setembro 2022

 

Uma praia de gente estendida na areia a despedir-se do verão, enquanto na esplanada do Náutico Bar, dezenas de voluntários e entidades parceiras se juntavam num abraço de ‘despedida’ do Projecto IN-Póvoa, que tornou neste verão as praias da Póvoa de Varzim mais inclusivas.  

Numa mesa onde estava em representação da Câmara Municipal, Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social; Bruno Teles, comandante das Capitanias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e Sérgio Furtado, director do Instituto Maria da Paz Varzim, que fez um balanço muito positivo: “Depois de consolidada a Praia da Fragosa em Aver-o-Mar, com o total apoio do Município, sentimo-nos capazes de avançar um pouco mais e oferecer os nossos serviços àqueles que usufruem da Praia de Paimó, em Aguçadoura. A resposta compensou. Este ano colaboraram mais de 70 voluntários, fomos úteis a mais de 80 utentes e totalizámos mais de 500 idas a banhos”. E destaca que “dificilmente um projecto de voluntariado agrega um tão elevado número de participantes de gente interessada em que o mundo seja um pouco melhor, oferecendo o seu tempo livre e dias das suas férias em prol dos outros. Daí, um agradecimento muito especial do Instituto Maria da Paz Varzim aos voluntários que são os operários deste projecto, sempre disponíveis e decididos a fazer a diferença”.

O projecto inclusivo IN-Póvoa, durante os meses de Julho e Agosto, apoiou os utentes da Praia Verde, junto ao Náutico Bar, a Praia da Fragosa em Aver-o-Mar, e da Praia de Paimó em Aguçadoura.

Para o comandante Bruno Teles, “só com espírito de iniciativa das entidades envolvidas foi possível trazer a praia para todos”.

Também Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, e que recentemente se tornou padrinho do Instituto Maria Paz Varzim, enalteceu a tradição dos poveiros ao se envolverem na causa pública de tal forma que “o seu trabalho fortifica por muitas décadas e o IN-Póvoa é um bom exemplo de como dão frutos as boas acções”, acrescentando: “É uma causa maior e humana que nos dignifica a todos enquanto cidade”.

Manuel Meira, membro da União de Freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, enalteceu a presença do projecto inclusivo na Praia da Fragosa desde 2019, passando a Junta a ser um parceiro activo “assegurando os recursos humanos necessários para a sua boa execução, possibilitando que o projecto adquira uma maior amplitude e uma maior abrangência na inclusão social”.

A Póvoa é um concelho solidário sublinha Andrea Silva. A Vereadora agradeceu o apoio dos bombeiros e dos nadadores-salvadores entre outras entidades parceiras do projecto e acrescentou: “Conscientes do impacto que o IN-Póvoa - Praia para todos, tem nas pessoas, temos vindo a dar continuidade ao alargamento do projecto e este ano foi criado mais um ponto acessível na praia de Paimó em Aguçadoura. O município deu o seu apoio logístico com a aquisição de mais uma cadeira anfíbia e um tapete de praia”. Andrea Silva elegeu a palavra transformar como chave do projecto, “porque nós transformamos a nós mesmos, e conseguimos transformar os outros. Será que estamos prontos para transformar o Mundo?”.

Durante a cerimónia, foram distinguidos todos os voluntários com um diploma e uma lembrança do Projecto IN-Póvoa, oferta do Município. Quem também fez questão de ‘surpreender’ foi o proprietário do Náutico Bar, Augusto Areias,  com a oferta, em nome dos cafés Buondi, de uma cadeira anfíbia para utilização em qualquer praia onde o IN-Póvoa pratica a inclusão desde 2016.

partilhar Facebook
Banner Publicitário