Voz da Póvoa
 
...

Projecto de Inclusão In-Póvoa Levou Cerca de 300 Pessoas a Banhos

Projecto de Inclusão In-Póvoa Levou Cerca de 300 Pessoas a Banhos

Local | 28 Setembro 2024

 

Não foi o calor que nos deixou mas o verão, o tempo de ir a banhos, a praia, a época balnear oficial que findou. Por isso, é tempo de fazer o balanço do In-Póvoa – Praia acessível, um projecto inclusivo que a Câmara Municipal em parceria com o Instituto Maria da Paz Varzim (IMPV) desenvolve desde 2016.

Na sessão de encerramento que decorreu ao final da tarde do dia 18 de Setembro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira; a Capitã do Porto Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Comandante Mónica Martins, e o Presidente do IMPV, Sérgio Furtado, as palavras foram acima de tudo de reconhecimento dos voluntários e monitores que nos meses de Julho e Agosto deram corpo e disponibilizaram do seu tempo para que o projecto continuasse no caminho do sucesso granjeado em anos anteriores. Prova disso é o aumento de pontos acessíveis no concelho, cinco, mais um que em 2023.

Na época balnear que terminou o In-Póvoa contou com 40 voluntários e 11 monitores, que no seu conjunto levaram 278 pessoas a banhos, 607 vezes. Este ano o número de pessoas que usufruíram do projecto aumentou 94% em relação ao ano passado, tendo 14 instituições de concelhos contíguos transportado os seus utentes até aos pontos acessíveis, na Póvoa de Varzim, para se banharem no mar em segurança. 

Aires Pereira agradeceu a todos os envolvidos no voluntariado, “vocês são, sem sombra de dúvida, a razão deste projecto”. Mas, também elogiou o papel dos concessionários e dos nadadores-salvadores.

Para o Presidente da Câmara o caminho futuro pode passar por dispor de mais pontos acessíveis e melhores condições, porque este, “é daqueles projectos que nos enche a todos de muito orgulho e faz notoriamente a diferença”.

A sessão terminou com o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, a entregar os diplomas de agradecimento e de lembrança aos voluntários.

Este ano, no âmbito da Candidatura do PRR Comunidades Desfavorecidas Operação “Mar de Todos” – Ação: Praia Acessível, projecto In-Póvoa contou também com 11 monitores e 5 nadadores-salvadores. Aos primeiros, a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, entregou uma lembrança do Município.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário