Voz da Póvoa
 
...

Programa das Festas de São Pedro entre a Tradição e a Animação

Programa das Festas de São Pedro entre a Tradição e a Animação

Local | 30 Maio 2025

 

Para que nada fique ao acaso e os poveiros comecem a preparar-se para um São Pedro Pescador de almas e semeador de alegrias, foi apresentado, no dia 22 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o programa das Festas do Santo popular e da cidade. A missão coube ao Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que se fez acompanhar pelo Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, e pelos presidentes da direcção e de um par de cada bairro: Belém, Mariadeira, Matriz, Norte, Regufe e bairro Sul. As Festas em honra de São Pedro acontecem entre 25 de Junho e 6 de Julho.

Depois do habitual agradecimento aos ‘Bairros’ frisando que “sem eles as festas não existiriam”, Luís Diamantino reconheceu que “têm feito tudo para que as Festas sejam um grande espectáculo que atrai milhares de pessoas à nossa cidade”.

Para o Vice-Presidente as questões da segurança, quer dos poveiros ou de quem nos visita, são muito importantes e começam “com o comportamento responsável da comunidade”. E apelou em especial aos responsáveis pelo bairro Norte para contactarem os moradores da Rua António Graça para que não coloquem barreiras nos passeios que impedem a circulação de pessoas. “Tornam-se um constrangimento muito grande à segurança. Caso as coloquem, serão retiradas pela Polícia”, avisou.

O arranque das festas é uma representação das coreografias de uma tradição com futuro assegurado. A 25 de Junho o S. Pedrinho da Pequenada volta a reunir no Largo do Passeio Alegre centenas de crianças dos jardins-de-infância, que vão desfilar até ao Auditório da Lota onde farão a apresentação das suas rusgas. No mesmo dia pelas 22h00, os bairros da cidade acendem as suas cores. 

No dia 26 de Junho, a partir das 12h30, haverá uma sardinhada na Casa da Juventude. A inauguração dos tronos onde são esperadas algumas novidades a apresentar por cada bairro está agendada para o dia seguinte às 22h00. A sardinhada de S. Pedro no Mercado Municipal acontece a partir das 12h00, do dia 28 de Junho, por isso, se pretende viver e participar na alegria da noitada convém ser regrado. 

Como a grande noite acontece de sábado para domingo são esperadas milhares de pessoas. As ruas são o cento da animação, do copo e da sardinha, habitualmente com muito volume de som, mas que por respeito à tradição podem baixar em muito os decibéis à passagem das rusgas dos bairros. A partir da meia-noite, no porto de abrigo e no céu estrelado, o fogo-de-artifício piromusical vai agarrar os olhos ao ar.

O feriado Municipal a 29 de Junho, começa com a eucaristia solene a S. Pedro, às 11h00 na Igreja da Lapa. A tarde promete uma arruada às 14h15 entre o Cruzeiro – Largo Eça de Queiroz e a Praça do Almada com a Banda Musical da Póvoa de Varzim e a Banda Marcial da Foz do Douro, que vão interpretar “S. Pedro Poveiro”. Pelas 16h00, sairá da Matriz em direcção à igreja da Lapa a procissão em honra de S. Pedro. À noite, pelas 22h00, no Largo Vasques Calafate - frente ao Casino da Póvoa, sobe ao palco Aurea, a sua grande voz e uma banda a condizer com os pergaminhos da convidada.

No palco do Largo do Passeio Alegre, entre 30 de Junho e 3 de Julho, sempre a partir das 22h00, estão programados concertos diários. A segunda grande noite, a Noitada dos Bairros será a 4 de Julho. “Os moradores de cada bairro desfrutam de mais da festa porque está ali a sua Rusga, os vários escalões, os mais pequeninos, os jovens e os adultos, vivem com grande intensidade porque estão a apoiar o seu bairro e passam ali a noite como era antigamente. Convidam pessoas de fora da Póvoa para irem lá, os amigos, e isto faz com que haja uma grande animação”, referiu Luís Diamantino.

No dia 5 de Maio, para além do acto inaugural, na biblioteca Diana Bar, da exposição de Siza Vieira, às 16h00, a noite traz consigo o espectáculo das Rusgas no Estádio do Varzim. No final, com olhos no mar ali perto, no Largo do Alto Martim Vaz, haverá fogo-de-artifício piromusical. No dia 6 de julho, a partir das 10h00, realiza-se a 35ª Corrida de São Pedro e a partir das 16h00, o Cortejo de Usos e Costumes da Póvoa de Varzim, com a participação dos grupos folclóricos e das associações do concelho, e o desfile das Rusgas dos seis Bairros.

Por: José Peixoto
Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário