Voz da Póvoa
 
...

Pró-Maior Organiza Recolha de Lixo Marinho e Pescadores Colaboram

Pró-Maior Organiza Recolha de Lixo Marinho e Pescadores Colaboram

Local | 11 Junho 2021

Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, organizou no dia Mundial dos Oceanos, 08 de junho de 2021, no Porto de Pesca da Póvoa de Varzim a iniciativa “Ocean Clean Day” – em que 19 embarcações associadas, recolheram voluntariamente lixo marinho nas redes durante a sua atividade de pesca habitual e ainda trouxeram para terra o lixo produzido pela embarcação.

Esta iniciativa pretendeu a consciencialização da comunidade piscatória para os impactos ambientais negativos do lixo marinho.

A Associação Pró-Maior congratula-se “com a atitude de todos os pescadores, que apresentaram grande vontade de contribuir na recolha de lixo, demonstrando-se sensíveis às questões ambientais, sendo esta uma preocupação transversal a todo o setor”.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CIIMAR no âmbito do projeto NETTAG, com o objetivo de reunir, quantificar e classificar o lixo produzido a bordo e o lixo marinho recolhido, desmistificando a ideia de que o lixo do mar é feito pelo pescador, quando na verdade são os pescadores que trazem o lixo do mar para terra. O evento contou também com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim e da Docapesca.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário