As instalações da União de Cooperativas de Produtores de Leite, em Argivai, receberam a cerimónia comemorativa dos 75 anos da Agros. O evento contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro; o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes; a Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, e autarcas de vários municípios do norte do país, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
Luís Montenegro e Idalino Leão, Presidente da Agros, descerraram um monumento instalado à entrada da Agros, mas dentro das instalações, para assinalar os 75 anos de história, que foi benzido por Manuel Casado Neiva, Arcipreste Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Depois, no Auditório foi possível visionar a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que anunciou que prestará, em Belém, o reconhecimento de Portugal pelos seus 75 anos de dedicação e resiliência.
Por sua vez, o Primeiro-Ministro destacou a importância para o sector leiteiro e agradeceu às 44 cooperativas que constituem a Agros, garantindo que “não vamos desistir da agricultura”, mas avisou: “saibamos aproveitar os nossos recursos naturais”.
Luís Montenegro referiu que a Agros é uma marca líder no sector leiteiro, “um sector que em toda a sua cadeia de valor, directa ou indirectamente, envolve 648 mil empregos”, ou seja, 12,6% da população activa.
Idalino Leão distinguiu todos os antigos presidentes da Agros, e entregou uma lembrança comemorativa do 75º aniversário ao Primeiro-Ministro, Ministros presentes e ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Por sua vez, Aires Pereira, que distinguiu a Agros no Dia da Cidade, desta vez presenteou Idalino Leão com a réplica da Lancha Poveira.
Registe-se ainda um momento musical pela “Tertúlia dos 40” e um almoço comemorativo a encerrar uma festa que se quer ver repetida por muitos anos.
Um pouco de história para os situar nos 75 anos da AGROS: No dia 11 de Abril de 1949, a Cooperativa Agrícola de Lacticínios da Ribeira do Neiva (atual Cooperativa Agrícola de Barcelos), a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite do Concelho de Vila do Conde (atual Cooperativa Agrícola de Vila do Conde) e a Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, uniram-se e constituíram a União das Cooperativas de Produtores de Leite do Norte Litoral, que se dedicava à recepção e transformação de leite.
Fotos: CMPV