Voz da Póvoa
 
...

Prémio Póvoa iNOVA Academy Oferece Estágio na Ecosteel

Prémio Póvoa iNOVA Academy Oferece Estágio na Ecosteel

Local | 10 Abril 2023

A aguardada cerimónia de entrega dos prémios PÓVOA iNOVA Academy, promovidos pelo Município da Póvoa de Varzim em parceria com a Ecosteel, que nesta primeira edição, desafiou a criatividade dos 14 concorrentes, a produzir um puxador para janelas open/pivotante que conjugasse originalidade com funcionalidade, design, economia circular e inovação tecnológica. Realizou-se no dia 21 de Março no Centro Póvoa Empresas, com Cláudia de Lima e Mendonça a vencer o primeiro prémio e um estágio remunerado na Ecosteel, seguida por Marta Rodrigues Monteiro em segundo e Joana Rita Bastos Pereira, terceira classificada. As premiadas alunas da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto, receberam um cheque de mil euros cada.

Ainda a viver o sonho de vencer, os jovens licenciados do concelho da Póvoa de Varzim apresentaram os seus trabalhos, que estiveram expostos durante o mês de Março, no Centro Coordenador de Transportes.

Para Olívia Silva, presidente da ESMAD, estas iniciativas promovem o desenvolvimento “do potencial do estudante enquanto futuro profissional”. E destacou o papel impulsionador da autarquia e a visão empreendedora da Ecosteel, “que lançou o desafio, dando mote a este concurso de ideias”. 

Helena Campos, da Ecosteel, empresa sediada na Zona Industrial de Laúndos, reconhece os frutos e o proveito destas sinergias, revelando que “a empresa está de portas abertas para a comunidade, especialmente para as academias, as escolas, as universidades, os politécnicos. É aí que se constroem as soluções e o futuro melhor, mais inovador e desafiante”. E concluiu que “não há ideias boas ou más, há ideias e mau é não ter ideias”.

A aproximação dos recém-licenciados ao mercado de trabalho, foi para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, a base da iniciativa “simples e inédita” que pretende fixar talento, inovação e conhecimento no concelho”. e junta “a necessidade dos empresários em terem sangue novo e ideias diferentes, e a vontade dos jovens saídos da faculdade a tentar ingressar no mercado de trabalho”.

Aires Pereira disse ainda que “é muito gratificante ver que menos de um ano depois de lançada esta iniciativa, aqui estamos com o trabalho feito”. 

A adesão dos jovens levou o Presidente da Câmara a comprometer-se com uma segunda edição do concurso e a anunciar o lançamento de um novo: o Prémio Póvoa iNOVA Summer Academy, destinado a jovens que concluíram o ensino secundário ou profissional e que não pretendem seguir para o ensino universitário. A empresa parceira nesta primeira edição será a RCM Etiquetas. “O objectivo é criar maior entrosamento e dar oportunidade aos alunos do Secundário, num período em que há alguma disponibilidade para também eles participarem e poderem apresentar as suas ideias”, adiantou o Edil.

partilhar Facebook
Banner Publicitário