Voz da Póvoa
 
...

Praia da Estela foi o Assunto da Reunião do Município com a APA

Praia da Estela foi o Assunto da Reunião do Município com a APA

Local | 16 Abril 2021

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informa que participou na quarta feira, numa reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade competente e responsável em matéria de erosão costeira, na praia da Estela. Marcaram presença na reunião a Dra. Sílvia Costa, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Dra. Inês Andrade, Administradora ARH Norte - APA, o Eng.º Sérgio Fortuna, Chefe da Divisão dos Recursos Hídricos do Litoral da ARH Norte - APA, o Eng.º Vítor Andrês, técnico Superior da ARH Norte – APA, o Professor Doutor Veloso Gomes, docente jubilado da FEUP e técnico especializado em intervenções em ambiente costeiro e, ainda, o Eng.º Daniel Oliveira, da Estela Golf.

Na nota pode ler-se que, “desde que foi tornado público o estado em que se encontravam as praias da zona confrontante com o Campo de Golf, com contaminação local provocada pelos sacos de areia (geo bags) na praia da Estela, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim alertou imediatamente a APA. Desde então, a autarquia tem mantido contacto direto e permanente com a Agência Portuguesa do Ambiente, por forma a que esta entidade atue e defina medidas de intervenção com urgência”.

E acrescenta: “A este respeito, é relevante mencionar que o Município da Póvoa de Varzim fez questão de dar nota à APA, não só da sua preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente e do ecossistema marinho, mas também da necessidade de ser estudada uma solução que evite que, no futuro, este tipo de situação volte a ocorrer. É também importante relembrar que a rutura desta barreira pode provocar danos irreparáveis na produção agrícola de toda área a nascente do Campo de Golf”.

Importa referir que, “esta já é a segunda reunião conjunta convocada com o objetivo de avaliar as condições da instalação de contenção da erosão com recurso a sacos de areia (geo bags) e o seu impacto na praia da Estela. Em visita ao terreno foi possível constatar que os geo bags danificados, que se encontravam espalhados pelo areal, já foram removidos pela Estela Golf, tal como tinha ficado de imediato definido em reunião anterior, comprometendo-se esta entidade a uma monitorização constante desta mesma instalação”.

Para o Município, “a instalação deste tipo de materiais, intervenção tecnicamente designada por “Geo Bags”, representa uma solução de contenção da erosão costeira menos invasiva e alternativa a outras medidas que envolvem recurso a enrocamento e/ou construções em betão. A solução atual foi considerada na altura da sua instalação, pela Agência Portuguesa do Ambiente, adequada para a contenção da erosão na praia da Estela; tendo recebido, portanto, a devida autorização e aprovação por parte da APA”.

Porém, “e como importa impedir que este tipo de situações volte a ocorrer e a colocar em risco a estabilidade da nossa orla costeira, o Município da Póvoa de Varzim fez questão de solicitar às entidades presentes na reunião que ficassem definidas medidas a adotar a curto-prazo. Neste sentido, mereceu a concordância de todos a necessidade de alimentação urgente e imediata dos locais mais críticos com areia, por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, a implementação de uma intervenção mais sustentada seguida de nova alimentação artificial de areia e, por fim, a monitorização e acompanhamento regular das intervenções”.

partilhar Facebook
778/estela_4.jpg
778/estela_3.jpg
778/estela_2.jpg
Banner Publicitário