Voz da Póvoa
 
...

Póvoa iNova Summer Academy Premeia Talento e Inovação

Póvoa iNova Summer Academy Premeia Talento e Inovação

Local | 26 Novembro 2024

 

Dar espaço e mercado a uma ideia inovadora foi a proposta da Câmara Municipal quando anunciou, em 2022, o lançamento do Prémio Póvoa iNova Academy, um concurso de ideias, especialmente dirigido a todos os universitários ou recém-licenciados, residentes ou estudantes do concelho. 

Este ano, o concurso de ideias foi destinado a jovens poveiros que frequentam ou já tenham concluído o ensino secundário há menos de 2 anos. Os candidatos, respondendo à ‘provocação’ criativa levada a concurso, desenvolveram uma ilustração e uma marca própria original para impressão de um rótulo para uma garrafa de vinho, onde era exigido que incluísse, pelo menos, uma das seguintes referências da história poveira: etnografia, siglas, trajes poveiros ou heróis ilustres locais.

Depois de analisados os trabalhos, decorreu no dia 15 de Novembro, no Centro Póvoa Empresas, a cerimónia de entrega de prémios do Póvoa iNova Summer Academy 2024, em parceria com a empresa RCM Etiquetas.

Bruna Gonçalves, com o projecto “Meio Sarilho”, arrecadou o primeiro prémio no valor de 250 euros, ao apresentar, segundo o júri, o melhor rótulo a concurso. Terá também direito a um estágio remunerado na RCM Etiquetas. Ana Beatriz Rodrigues e António Pereira, com “Sabores da Póvoa” e “Patrões”, alcançaram o 2.º e 3.º prémio, respectivamente, no valor de 150 euros cada um. Em 4.º lugar ficou Diana Pinheira, com “Poveirinho”, com um prémio de 100 euros. Curiosamente, todos os jovens frequentaram a Escola Secundária Eça de Queirós.

No final da entrega de prémios, a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, felicitou a RCM Etiquetas por aderir ao projecto e enalteceu a relevância do concurso, “uma iniciativa que aproxima as empresas do concelho aos jovens recém-licenciados e funciona como janela de oportunidade para o seu ingresso no mercado de trabalho, ajudando a fixar talento, inovação e conhecimento na Póvoa de Varzim”.

Rodrigo Moça, Administrador da empresa RCM Etiquetas, disse “sentir orgulho em viver na Póvoa, onde há iniciativas como estas, poder fazer parte e ajudar principalmente a juventude, porque é neles que está determinado o futuro”. E revelou que sempre sonhou um dia criar o seu próprio rótulo, “o meu próprio vinho, ou até um produto qualquer que se venda no supermercado com uma imagem da RCM, neste caso, não é da minha empresa, mas da nossa cidade”.

No final da cerimónia, todos os trabalhos a concurso foram expostos no Centro Coordenador de Transportes onde podem ser apreciados pelos interessados.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário